As Instalações Elétricas
Por: josimarDSP • 18/8/2022 • Relatório de pesquisa • 2.145 Palavras (9 Páginas) • 83 Visualizações
RESUMO
O corpo deste relatório conta com uma pesquisa bibliográfica referente aos tipos de chave de partida para motores de indução trifásico. Além disso, outras atividades foram desenvolvidas. Foi mostrada a definição de um motor de indução trifásica e, foi feita a ligação dos motores de acordo com suas pontas e afins. Para a chave de partida, seus componentes, simbologia, características, aplicação e funcionamento foram exibidos. No programa CADe_SIMU foi realizada a simulação referente ao projeto de chave de partida que estava sendo estudado. Fazendo o uso do software Krita e AutoCAD foi desenhada uma representação funcional da chave de partida, e a mesma foi explicada por fim.
MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICA
O motor de indução trifásica é considerado uma máquina que opera a corrente alternada e serve para o acionamento eletromecânico. O motor trifásico possui bobinas que são distribuídas para formar circuitos chamados de fase do enrolamento. Ao fazer a dessas fases para esse tipo de motor, de acordo com a voltagem, o tipo de conexão pode variar entre conexão estrela e conexão delta.
Conexão estrela: Nesse tipo de conexão os terminais das ramificações são conectados em um ponto comum e a tensão de linha é igual à três vezes a raiz da tensão de fase. Abaixo pode ser vista como é basicamente essa ligação.
Conexão delta: Nesse tipo de conexão as ramificações são conectadas de uma forma que fiquem em um circuito fechado, e a extremidade de casa bobina é conectado ao ponto de partida de outra bobina. A tensão da linha, é igual a tensão de fase. Abaixo pode ser vista como é basicamente essa ligação.
Quando nos referimos às chaves de partida, as mesmas podem ser diretas ou estrela-triângulo. No caso, essa ultima configuração é a mais usual. Seu funcionamento se baseia no fechamento do motor trifásico em estrela, que ocorre durante o momento crítico da partida, e quando sua velocidade angular já esteja o comando comuta para o fechamento em triângulo. Sua aplicação se resume à guinchos, prensas viradeiras, excêntricas e guilhotina, máquinas operatrizes em geral, máquinas agrícolas, construção civil e outras.
Para esse tipo de partida, é necessário pelo menos, seis terminais, funcionando a dois níveis de tensão. Sendo assim, não existem configurações possíveis com três terminais. As possíveis configurações serão evidenciadas abaixo.
Motor de indução trifásica de 6 pontas: O motor que apresenta essa configuração opera em corrente alternada. Sua alimentação ocorre em dois níveis, em 220V e 380V da mesma forma que temos dois tipos de fechamento, em estrela e em triângulo. O fechamento em triângulo ocorre na menor tensão, ou seja, em 220V. Pode ocorrer uma confusão na hora de realizar a ligação entre os terminais. A ordem correta é 1-6, 2-4 e 3-5, obtendo assim a seguinte configuração:
Figura 1- Fechamento em triangulo de motor de seis pontas
Fonte: Sala da Elétrica
Já a ligação em estrela ocorre na maior tensão, ou seja, em 380V. Esse fechamento é mais simples de ser desenvolvido e o fechamento ocorre com a realização de um curto circuito dos terminais 4-5-6, e com a alimentação de 1,2 e 3. A configuração seria:
Figura 2- Fechamento em estrela de motor de seis pontas
Fonte: Sala da Elétrica
Motor de indução trifásica de 9 e 12 pontas: Quando nos referimos a essa configuração para um motor de indução trifásico, é possível que a alimentação seja realizada em até quatro níveis de acordo com o fechamento das bobinas. O motor de indução trifásica de nove pontas é uma derivação do motor de doze pontas. Os quatro níveis diferentes de tensão que podem alimentar um motor de doze terminais são: 220V, 380V, 440V e 760V. Os doze terminais são interligados em seis conjuntos. Para cada nível, haverá uma forma de fechamento das bobinas. As quatros formas são: Duplo Triângulo, Duplo Estrela, Triângulo e Estrela. Abaixo cada uma delas será descrita.
Duplo Triângulo (220V): Esse fechamento de bobinas ocorre quando o motor está sujeito a uma tensão de 220V. O fechamento é parecido com um circuito em paralelo. O esquema elétrico, é ilustrado abaixo:
Figura 3- Fechamento em duplo triangulo de motor de doze pontas
Fonte: Sala da Elétrica
Duplo Estrela (380V): Para o caso de um fechamento duplo estrela, as bobinas se fecham de forma que existirá uma proporção na divisão da tensão elétrica e, considerando a tensão elétrica nominal como sendo 220V, o fechamento a seguir será capaz de receber uma alimentação de 380V. Esse fechamento se comporta como um circuito em série e, existe uma divisão de tensão entre as bobinas que estão associadas. A representação do sistema pode ser vista abaixo:
Figura 4- Fechamento em duplo estrela de motor de doze pontas
Fonte: Sala da Elétrica
Triângulo (440V): Esse tipo de fechamento é utilizado para tensões de 440V. Cada enrolamento deve receber 220V. O motor deve ser configurado para receber a faixa de tensão de 440V, mas como os enrolamentos são associados em série, essa tensão é dividida entre os dois enrolamentos para que cada um receba 220V. O fechamento em triângulo pode ser visto abaixo:
Figura 5- Fechamento em triângulo de motor de doze pontas
Fonte: Sala da Elétrica
Estrela (760V): Esse fechamento ocorre quando o motor deve ser ligado a alta tensão, no caso de 760V. Como nos casos anteriores, cada fechamento irá receber 220V e os conjuntos são associados em série. Quando a tensão for de 760V, a tensão de fase será 440V. O sistema ilustrando o fechamento das bobinas pode ser visto abaixo:
Figura 6- Fechamento em estrela de motor de doze pontas
Fonte: Sala da Elétrica
CHAVE DE PARTIDA
A chave de partida apresentada neste relatório é com a partida estrela-triângulo. Suas características serão apresentadas
...