Atividade Avaliativa Ciência e Engenharia dos Materiais
Por: Nicolas Santos • 30/11/2020 • Trabalho acadêmico • 724 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
1. Assistir o vídeo de um processo de reciclagem de ferramentas de corte metal duro e expliquem os seguintes itens:
1.1. O que é metal duro?
O metal duro é um material constituído por duas fases: uma fase dura composta por grãos cerâmicos de carbeto de tungstênio ou carbeto de titânio; e uma fase aglomerante (liga) tenaz composta por cobalto ou níquel, geralmente. Assim, é um produto composto por elementos duros prensados, sintetizados em uma matriz mediante a um aglomerante ou metal base. A composição mais clássica desse material é WC-Co.
1.2. Quais as propriedades deste metal?
As propriedades desse material compósito (cerâmico-metal) dependem da combinação e das propriedades de seus constituintes, para se obter as características desejadas. No geral, possuem elevada dureza, elevada tenacidade à fratura (resistência à choques mecânicos), alta resistência ao desgaste. Quando é utilizado níquel na matriz ligante, aumenta-se a resistência à corrosão, no entanto, diminui a dureza e resistência ao desgaste.
1.3. Qual a importância dele para os processos industriais?
Utilizados em ferramentas de corte industrial em que é necessária resistência ao desgaste: corte industrial, matrizes de compactação e brocas para perfuração de óleo e gás. Além disso, esse material é muito utilizado em usinagem, processos de extrusão, percussão e ferramentas de mineração. O metal duro reduz o desgaste das ferramentas de conformação de parafusos, cilindros, forros anti-desgaste ou moldes de prensagem. Ferramentas desse material possuem maior vida útil se comparadas à ferramentas de aço convencional.
1.5. O que você conhece sobre a reciclagem de latas de alumínio? No Brasil há este tipo de reciclagem?
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Campus Diadema
Curso de Engenharia Química
Justifique sua resposta.
Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (ABRALATAS), o Brasil é um dos países que mais reciclam latas de alumínio no mundo. Em 2018, foram coletadas e recicladas 96,9% dessas embalagens.
Alguns dos motivos que justificam esse alto índice de reciclagem são:
1- Campanhas de conscientização desenvolvidas pelas indústrias. Além disso, essas mesmas empresas, investem no processo, criando pontos de coleto e sistema de logística que viabilizam o processo de reciclagem. As cooperativas também exercem papel fundamental nesse alto índice de reciclagem.
2- Valor do alumínio superior ao de outros materiais e vantajoso aos catadores, o que acaba gerando renda à população em vulnerabilidade econômica.
3- O fato de o alumínio ser 100% reaproveitável, mantendo suas características originais e pode ser reciclado infinitamente sem perder sua qualidade.
4- Economia de energia — consome apenas 5% da energia elétrica necessária para a produção de alumínio primário a partir da extração da bauxita;
5- Menor emissão de gás carbônico e outros gases poluentes como o óxido de enxofre e de óxido de nitrogênio.na atmosfera:
...