Atividade Discursiva Homem e Cultura
Por: Renata Câncio • 22/4/2020 • Trabalho acadêmico • 342 Palavras (2 Páginas) • 2.114 Visualizações
Atividade Discursiva
O multiculturalismo pressupõe a validade do princípio da igualdade. Esse princípio considera que todos os homens são considerados iguais, em todas as esferas da vida, independente de sua raça, cor, sexo ou cultura. O multiculturalismo utiliza-se do princípio da igualdade, pois fundamenta-se na ideia da presença de várias culturas em um mesmo território, sem a prevalência de uma, com reconhecimento e respeito a todas as culturas. Em um país formado por diversas culturas e etnias que ainda são geradores de desigualdades, as políticas de ações afirmativas são instrumentos de afirmação da diferença para a produção da igualdade.
Considerando esse fator, faça uma breve reflexão a respeito da importância das políticas de ações afirmativas para a produção do multiculturalismo no Brasil.
Resposta:
Adotar que as pessoas pensam diferentes, têm outras religiões, têm origens éticas, geográficas, agem e sentem diferentes. Nosso país é o maior abrigo da biodiversidade do planeta. Até o século XIX nosso país era discriminado pela elite branca, pelo fato de ter uma cultura misturada.
O multiculturalismo representa uma tentativa de equilíbrio entre a competência global e a legitimidade local. Tentando não ser imperialista e/ou sem violar culturas.
As políticas de ações afirmativas são projetos de leis pontuais, não tem leis para serem baseadas e nem é previsto na constituição, porém não é inconstitucional. Tem como princípio a igualdade e é indispensável para a estrutura e organizar a democracia. Com a eliminação de barreiras promovem melhorias para os “pequenos” grupos na sociedade, da seguinte forma: Criando medidas especiais e temporárias, eliminar desigualdades históricas (etnias, religião, gênero). Gerando assim uma melhoria ao acesso e igualdade no mercado de trabalho, a educação, concursos públicos e garantia de visibilidade.
Sistema de cotas para faculdade aos negros, sistema de cotas para concursos públicos aos cegos, deficientes e indígenas, delegacia de mulher, cursos pré-vestibulares populares. Esses exemplos são perfeitos para mostrar que o Brasil está evoluindo, todos temos direitos a educação, segurança e estabilidade financeira. Essas medidas ajudam na autoestima da população beneficiada.
“Reconhecimento das incompletudes mútuas é condição sine qua non de um diálogo intercultural.” Boaventura de Souza Santos
...