Atividade Discursiva de Conversão
Por: Joao Marcos Soares • 24/11/2017 • Trabalho acadêmico • 392 Palavras (2 Páginas) • 914 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
ATIVIDADE DISCURSIVA
JOÃO MARCOS SOARES DE BARROS
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
TAGUATINGA-DF
2017
Sumário
1. ENUNCIADO 3
2. RESPOSTA 3
1. ENUNCIADO
Imagine que você trabalha numa concessionária de distribuição de energia elétrica. Como você sabe, nas subestações elevadoras e abaixadoras de tensão existem, além de outros equipamentos, os TCs – Transformadores de Corrente e os TPs – Transformadores de Potencial. Você está analisando qual o TP e o TC a ser instalado numa nova subestação, que está em processo de implantação. Considere que o nível de tensão e corrente no qual esses equipamentos serão instalados será de 11,9 kV e 231A e que a relação de transformação nominal do TC é 300/5
Como você explicaria para sua equipe a definição de TC e TP e sua função no sistema de distribuição de energia? Como faria o cálculo da relação de transformação do TP? E qual seria o valor da corrente no secundário do TC?
2. RESPOSTA
O TC é um dispositivo que faz com que os outros equipamentos funcionem de forma correta e segura. No qual os mais manuseado é o TC de corrente nominal, no qual os enrolamentos primários possui um números de espiras menor, enquanto os secundários tem o número superior de enrolamentos, no entanto, com uma quantidade maior de fios.
O TP é um dispositivo que possui a capacidade de subir ou rebaixar o valor de um tensão X, ele possui um par de bobinas, no qual, possuem quantidades diferentes de espiras. A bobina que receber a tensão proveniente da rede será conhecida como primário, e enquanto a bobina que sai a tensão transformada será o secundário.
É importante lembra que nos casos usuais, as tensões tanto de entrada, como a de saída são diretamente proporcionais a quantidade de espiras em cada bobina, dada pela UP (Tensão no Primário) /US (Tensão no secundário) = NP (Número de espiras no primário) /NS (Número de espiras no secundário)
No caso proposto, a relação dada por TC é correspondente a 300/5, neste caso, a corrente no secundara possuirá um valor 60 vezes menor no secundário e obterá por volta 3,85 A para medição. Já o TP medirá a tensão da linha, ao invés de corrente como o TC.
Usando a relação de VP/VS, o RTP será 11900/155, o que resulta em 103,48.
...