Atividade Estruturada Ll
Artigo: Atividade Estruturada Ll. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinho17 • 27/6/2014 • 740 Palavras (3 Páginas) • 846 Visualizações
1. Pesquisar quais os tamanhos máximos de quadros suportados por cada tecnologia de enlace de dados.
Ethernet
O quadro Ethernet é definido da seguinte forma:
* O Preâmbulo é um padrão de uns e zeros alternados usados para a sincronização da temporização em Ethernet assíncrona de 10 Mbps e em implementações mais lentas. As versões mais rápidas da Ethernet são síncronas, e essa informação de temporização é redundante mas mantida para fins de compatibilidade.
* Um Delimitador de Início de Quadro (SDF - Start Frame Delimeter) consiste em um campo de um octeto que marca o final das informações de temporização e contém a seqüência de bits 10101011.
* O campo Endereço de Destino contém um endereço de destino MAC. O endereço de destino pode ser unicast, multicast ou broadcast.
* O campo Endereço de Origem contém um endereço de origem MAC. O endereço de origem é geralmente o endereço unicast do nó Ethernet que está transmitindo. Existe, contudo, um crescente número de protocolos virtuais em uso que utiliza, e às vezes, compartilha um endereço MAC de origem específico para identificar a entidade virtual.
* O campo Comprimento/Tipo suporta dois usos diferentes. Se o valor for inferior a 1536 decimal, 0x600 (hexadecimal), então o valor indica o comprimento. O valor do tipo especifica o protocolo da camada superior que recebe os dados depois que o processamento da Ethernet estiver concluído. O tamanho indica o número de bytes de dados que vêm depois desse campo.
* O campo Dados e o Enchimento, se necessário, pode ser de qualquer tamanho que não faça com que o quadro exceda o tamanho máximo permitido para o quadro, A MTU (Unidade de Transmissão Máxima) para Ethernet é de 1500 octetos. Portanto, os dados não devem exceder esse tamanho. O conteúdo desse campo não é especificado. Um enchimento não especificado será inserido imediatamente após os dados do usuário quando não houver dados de usuário suficientes para que o quadro satisfaça o comprimento mínimo para o quadro. A Ethernet exige que o quadro tenha entre 64 e 1518 octetos. Esse processo de inserção de dados para complementar um quadro muito pequeno é chamado de padding (enchimento).
* Uma FCS, Frame Check Sequence (CRC Checksum) contém um valor CRC de 4 bytes que é criado pelo dispositivo emissor e recalculado pelo dispositivo receptor para verificar se há quadros danificados. Já que a corrupção de um único bit em qualquer lugar desde o início do Endereço de Destino até o final do campo FCS fará com que o checksum seja diferente, o cálculo do FCS inclui o próprio campo FCS. Não é possível distinguir entre a corrupção do próprio FCS e a corrupção de qualquer outro campo usado no cálculo.
Referências
* Cisco CCNA - Guia de certificação do Exame, 3a Edição
Wendell Odom
* Redes de Computadores, 4a Edição
Andrew S. Tanenbaum,
* Conteúdo Cisco NetAcad, versão 3.1.1
* Sites referenciados acima.
2.
...