Atividade Planejamento e Controle da Produção
Por: Philippe Amorim • 4/9/2021 • Trabalho acadêmico • 544 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
Visão Geral dos Sistemas de Produção[pic 1][pic 2]
Funções dos Sistemas de Produção
Classificação dos Sistemas de Produção
QUESTÃO 01: Explique, mostrando semelhanças e diferenças, cada uma das classificações de sistemas de produção mostrados no Capítulo 1.
O sistema de produção por projeto tem como resultado um projeto único, que já tinha especificações predefinidas desde o início, ou seja, não há um fluxo de produto e não existem dois produtos iguais, o que gera um alto custo, um certo grau de complexidade e dificuldade no planejamento e controle, diferente do sistema de produção contínua, que apresenta uma sequência linear de operações de produção e alto nível de padronização, o tornando mais produtivo, porém, menos flexível, então nós teremos: poucos produtos, com uma pequena diferenciação entre si e grandes volumes de produção. Temos também o sistema de produção intermitente, onde a fabricação é feita em lotes, em pequenas quantidades ou dezenas de milhares, nesse sistema, monta-se um parque de máquinas que suportam uma produção com grande variedade e com especificações diferentes.
QUESTÃO 02: Mostre os diferentes conceitos de Leadtime de Produção (LP), segundo as diferentes definições de Produção apresentadas no Capítulo 1.
Se considerarmos a produção como apenas o processo de transformação podemos entender o Leadtime como tempo de fabricação, que seria o tempo de fabricação dos componentes + o tempo de montagem. Agora, se considerarmos a produção como o processo que envolve todo o fluxo de materiais o Leadtime seria entendido como o tempo de suprimento + o tempo de fabricação dos componentes + o tempo de montagem + o tempo de distribuição. E ainda, se considerarmos a produção como todo o processo até o produto ser finalizado, o Leadtime seria: O tempo de suprimento + o tempo de fabricação dos componentes + o tempo de montagem.
QUESTÃO 03: Com base no artigo de MacCarthy e Fernandes (2000), em anexo, descreva cada uma das 12 variáveis que compõe o sistema de classificação proposto por esses autores.
- Tamanho da organização: Basicamente considera o número de funcionários. - Tempo de resposta: Considera para o que o sistema produz (ex: para ordem, para estoque, etc.) - Nível de repetitividade: Considera se são produzidos produtos iguais ou com uma certa variedade. - Nível de automação: Considera o nível de automação nas operações realizadas. - Tipos de layout: Considera o tipo de layout utilizado (ex: layout por produto, layout por grupo, etc.) - Tipos de estoques de segurança: Considera se os estoques vêm antes, depois ou entre os estágios de produção. - Tipos de fluxo: Considera como se dá o fluxo do processo (como se dá a posição das máquinas, os estágios que o produto tem que passa, etc.) - Estrutura do produto: Considera se são do nível simples de produtos (que não requerem montagem), ou do nível de multi-produtos (que requerem montagem). - Nível de customização: Considera se os produtos podem ser customizados, de acordo com os parâmetros que o cliente escolhe, ou não. - Número de produtos: Considera se são para um simples produto ou para múltiplos produtos. - Tipos de montagem: Considera a forma como o produto é montado (ex: Montagem de um grande projeto, montagem mista, etc.) -Tipos de organização de trabalho: Considera se a organização de trabalho se dá por trabalhadores individuais, times de trabalho ou grupos de trabalho
...