Atps De Cargos E Salario 4° Semestre
Dissertações: Atps De Cargos E Salario 4° Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiinhaaa • 26/10/2013 • 3.645 Palavras (15 Páginas) • 612 Visualizações
INTRODUÇÃO
Através deste artigo iremos abordar de forma objetiva, os benefícios ocasionados pela implantação de um plano de Cargos e Salários nas organizações. Todo conteúdo esta baseado em pesquisas, argumentos teóricos, levantamentos e vivencias aprendida na disciplina de Gestão da Remuneração Organizacional e Planejamento de Carreiras, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Neste Contexto, a remuneração, que é um dos pontos principais para a elaboração de um Plano de Cargos e Salários, pode ser definida como a somatória dos benefícios financeiros, dentre eles o salario, pago ao um empregador, em função de uma prestação de serviços. O principal foco da área de administração de remuneração é proporcionar aos recursos humanos da empresa, sistemas de remuneração compatível com os princípios e estratégias da organização, tendo em vista o equilíbrio salarial, a atração, motivação e a retenção de colaboradores com alto nível de qualificação profissional, podendo ser usada a remuneração funcional, remuneração por habilidades, remuneração por competências, participação acionária.
A motivação tem sido alvo de muitas discussões. No campo clínico, quando se estudam algumas doenças, na educação, voltada para o processo de aprendizagem. Na vida religiosa, quando se tenta compreender o que motiva alguém a ter fé numa determinada crença. E, nas organizações, buscando obter um maior rendimento dos profissionais que formam o quadro de uma corporação. Salário é uma demonstração objetiva do quanto a empresa valoriza o trabalho de seu funcionário e também é uma recompensa justa pelo seu trabalho, dessa forma contribuindo para a satisfação das suas necessidades.
Resumo
O salário não é o único componente remuneratório da prestação de trabalho. Existem também benefícios que somam compondo esta remuneração, bem como outras verbas, por exemplo: remuneração variável, bônus, gratificações, incentivos por metas alcançadas entre outros.
Existem diversas maneiras de definir o termo salário para o empregado ou empregador.
Veja algumas das principais definições sobre o termo salário:
• Salário nominal - É aquele que consta na ficha de registro, na carteira profissional e em todos os documentos legais. Pode ser expresso em hora, dia, semana, mês.
• Salário efetivo - É o valor efetivamente recebido pelo empregado, já descontadas as obrigações legais (INSS, IRRF etc).
• Salário complessivo - É o que tem inserido no seu bojo toda e qualquer parcela adicional (hora extra, adicional, etc).
• Salário profissional - É aquele cujo valor está expresso na lei e se destina especificamente a algumas profissões.
• Salário relativo - É a figura de comparação entre um salário e outro na mesma empresa.
• Salário absoluto - É o montante que o empregado recebe, líquido de todos os descontos, e que determina o seu orçamento.
As pessoas buscam estabilidade adéquam suas vidas a um novo salário, acostuma-se com ele, às vezes por mais que o salário seja compensador, percebem que o que fazem não lhes dá a menor satisfação, o menor sentido de realização em suas vidas. Neste instante, acaba a motivação e o trabalho transforma-se em um fardo pesado, muitas vezes impossível de ser carregado. Na espera de outra oportunidade em outro lugar, as pessoas ficam em seus empregos “cumprindo tabela”, infelizes e a empresa insatisfeita com elas. Uma demissão pode estar se configurando. Isto é um sinal inequívoco de que salário por si só não motiva ninguém. Bom salário é muito importante, mas não podemos nos esquecer de que, acima de tudo, as pessoas devem fazer aquilo que gostam, ou, pelo menos, fazer coisas que não aviltem os seus princípios e valores.
AUTOR DEFINIÇÃO DE SALÁRIO E MOTIVAÇÃO
Abraham Maslow Abrahan Maslow: Teoria da Hierarquia das necessidades, é uma divisão hierárquica proposta Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto, Maslow define 5 necessidades.
Necessidades fisiológicas: fome, sede, sono, abrigo.
Necessidades de segurança:de se sentir seguro dentro de casa ou até mesmo a segurança de um emprego estável, plano de saúde ou seguro de vida.
Necessidades sociais: de amor de afeto, afeição, aceitação social.
Necessidade de estima: todos gostam de ser respeitados e bem vistos, ser reconhecido como uma pessoa competente e respeitada.
Necessidade de auto realização:As pessoas gostam de sentir que estão fazendo o melhor com suas habilidades.
O líder que conhece bem sua equipe saberá identificar quais são as necessidades de cada um e poderá aplicar os meios de motivação adequados.
Frederik Herzberg Teoria de Motivação-Higiene (Teoria de Dois Fatores).
A satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, são os chamados “fatores motivadores”, já a insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo.
Herzberg verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo, são eles fatores higiênicos e motivacionais.
Fatores Higiênicos: são fatores que se referem as condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais, o salário benefícios sociais, a política da empresa, tipo de supervisão recebido, regulamentos internos.
Fatores Motivacionais: esses fatores são aqueles que se referem ao conteúdo do cargo, as tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si, o termo motivação para Herzberg envolve sentimento de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional.
David
...