ATPS CARGOS E SALÁRIOS
Trabalho Universitário: ATPS CARGOS E SALÁRIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElisDamares • 3/2/2014 • 2.019 Palavras (9 Páginas) • 503 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS
E BENEFÍCIOS TRABALHISTAS
PROFESSOR: RICARDO MARCONDES
EQUIPE:
ELIS DAMARES MARTINS DOS SANTOS RA: 3767732632
ELLEN CRISTINA RAMOS RA: 4252064186
GABRIELA ROCHA MACEDO RA: 3715670677
JOSLAINE CRISTINA CAETANO RA: 3715670699
KAROLINE DE SOUZA LOPES RA: 3770745543
TAMARA RODRIGUES GUIMARÃES RA: 3730722272
SUMARÉ/SP
2013
EQUIPE:
ELIS DAMARES MARTINS DOS SANTOS RA: 3767732632
ELLEN CRISTINA RAMOS RA: 4252064186
GABRIELA ROCHA MACEDO RA: 3715670677
JOSLAINE CRISTINA CAETANO RA: 3715670699
KAROLINE DE SOUZA LOPES RA: 3770745543
TAMARA RODRIGUES GUIMARÃES RA: 3730722272
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS
E BENEFÍCIOS TRABALHISTAS
NOTA:
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da Faculdade Anhanguera de Sumaré, na disciplina de Cargos e Salários sob orientação do Prof.ª Ricardo Marcondes.
SUMARÉ/SP
2013
INTRODUÇÃO
ETAPA 1 – PASSO 1
Afinal, salário é um fator motivador?
Uma das questões mais discutidas sobre o salário é se este funciona como um fator de motivação para os funcionários. Toda pessoa tem um equilíbrio interno que, de acordo com um estímulo ou incentivo faz surgir uma necessidade e toda vez que surge uma necessidade rompe o estado de equilíbrio da pessoa, gerando uma descarga de tensão e um comportamento ou ação. Tendo em vista as teorias motivacionais modernas, podemos considerar o avanço das Relações Humanas, onde encontramos duas teorias que são fundamentais para conseguirmos compreender os mecanismos de motivação ser humano, sendo elas: “Hierarquia das Necessidades” de Maslow, e os "Fatores de Higiene-Motivação", de Herzberg. Relacionando essas teorias à nossa questão sobre o salário, como fator motivador, vimos que o salário contribui indiretamente, pois este está tão intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas. As pessoas desejam muito o dinheiro, por que este não só lhes proporciona suas necessidades fisiológicas, mas também satisfaz suas necessidades sociais, de estima e de auto-realização. Para obter pessoas integradas e produtivas, o ambiente motivador na organização deve ter planos adequados de Recursos Humanos, como: Plano de Cargos e Salários, porque sem ele, dificilmente os demais planos de desenvolvimento irão funcionar com êxito. O salário não é o único componente remuneratório do trabalho, pois existem também os benefícios, que se somam e compõem a chamada remuneração, e também poderão existir outras verbas, por exemplo, remuneração variável, bônus, gratificações etc.
Vejamos agora, algumas das principais definições sobre o termo salário:
1 - Salário nominal: É aquele que consta na ficha de registro, na carteira profissional e em todos os documentos legais. Pode ser expresso em hora, dia, semana, mês.
2 - Salário efetivo: É o valor efetivamente recebido pelo empregado, já descontadas as obrigações legais (INSS, IRRF etc).
3 - Salário complessivo: É o que tem inserido no seu bojo toda e qualquer parcela adicional (hora extra, adicional, etc).
4 - Salário profissional - É aquele cujo valor está expresso na lei e se destina especificamente a algumas profissões.
5 - Salário relativo - É a figura de comparação entre um salário e outro na mesma empresa.
6 - Salário absoluto - É o montante que o empregado recebe, líquido de todos os descontos, e que determina o seu orçamento.
PASSO 2
1. Aspectos Teóricos de Abraham Maslow – Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow
Segundo Abraham Maslow, psicólogo humanista, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma piramidal:
Auto-realização: São também conhecidas como necessidades de crescimento. Este é "o desejo para nos tornarmos mais e mais o que somos, para nos tornarmos tudo o que somos capazes de ser". Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o autocontrole. As pessoas que têm tudo conseguem maximizar o seu potencial. Podem procurar conhecimento, paz, experiências estéticas, autossatisfação, unicidade com Deus, etc.
Auto-estima: Existem dois tipos de necessidades de auto-estima. Em primeiro lugar, a auto-estima que resulta do reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos. Em segundo, a atenção e reconhecimento que vem dos outros. É a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. É semelhante ao nível anterior, mas querer admiração está relacionado com a necessidade de poder.
Sociais: Estas seguem-se na escada. Os humanos desejam manter relações humanas com harmonia, querem pertencer a grupos: clubes, grupos de trabalho, grupos religiosos, família, gangs, etc. Precisamos de nos sentir amados (de forma não sexual)
...