Atps Saude E Segurança Do Trabalho
Exames: Atps Saude E Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Domingosusan • 23/3/2015 • 1.531 Palavras (7 Páginas) • 321 Visualizações
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Porto Seguro / BA
Maio / 2014
Suzan Kelly Domingos - RA 448338
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina, Saúde e segurança do trabalho, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, na Universidade Anhanguera – UNIDERP, sob orientação da professora a distância Márcia Aparecida Jacometo e do tutor presencial Alexon Veriscimo.
Porto Seguro / BA
Maio / 2014
A segurança do trabalho é a pratica desenvolvida para evitar acidentes no trabalho operacional, que apresentam risco no ambiente de trabalho.
A estratégia é usar o planejamento e o gerenciamento da gestão de pessoas, com todos os seus subsistemas, em prol de todos os funcionários e, claro, obtenção do lucro, na venda das mercadorias. De acordo a cada atividade no ambiente de trabalho existe uma variação de riscos, e em cada organização poderá haver uma analise dos fatores de riscos existentes no local de trabalho com objetivo de evitar acidentes, de acordo Tuffi messias Saliba (pag 46, 2011). A segurança do trabalho é a ciência que atua na prevenção de acidentes do trabalho decorrente dos fatores de riscos operacionais.
Os riscos são classificados como: ato inseguro, que é o ato praticado pelo homem em geral, consciente do que está fazendo, excedendo a normas de segurança, como exemplo: dirigir em alta velocidade subir em telhados sem o cinto de segurança contra quedas. Condição insegura: é a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo ou risco ao trabalhador, exemplo instalação elétrica com fios desencapados e sem auxilio de luva protetora, maquinas em estados precários de manutenção. É visto que para o bom funcionamento do estabelecimento, conforme a saúde e segurança do trabalho o empregador deverá observar que seus colaboradores estarão sujeitos aos seguintes riscos: físicos; insalubridade, periculosidade, ruídos. Vibração ergonômica, incêndios, transportes, armazenamento e manuseio de materiais, máquinas e equipamento substância química gases, vapores e agentes biológicos. É necessários que na escada tenha antiderrapantes e corrimãos; prevenção e controle de riscos com maquinas, equipamentos de instalações, psicologia e engenharia de seguranças, prevenção contra incêndios explosões e a gerências de riscos. Será indispensável da parte do empregador a comunicação e treinamento regulamentares aplicadas a administração, engenharia e segurança no ambiente de trabalho.
O presente relatório apresentou aplicações práticas de técnicas e conhecimentos modernos relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho. Mostrando-nos noções que garantem a integridade física dos trabalhadores e de seus clientes, atribuições que são obrigatórias para todos os profissionais.
A segurança do trabalho é deliberada como um conjunto de conceitos, ações, que são tomadas com objetivo de minimizar os riscos e acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e proteger a integridade e a capacidade de trabalho de cada colaborador.
Através do nosso quadro de funcionários, e as funções por eles a serem desempenhadas, observou-se a precisão de um plano concreto de ações de segurança do trabalho, de forma a qual possamos atuar de maneira preventiva.
Os mais prováveis riscos de acidente em nosso estabelecimento são:
Incêndios
Elétricos
Transporte, armazenamento e manuseio de materiais
Manuseio de máquina e equipamentos
Cor, sinalização e calor excessivo
Foi adotada uma ação especifica para alertar e conscientizar os colaboradores, dos possíveis riscos ao qual estão expostos durante o desenvolvimento de suas respectivas funções. Os equipamentos de proteção individual devem ser adequados para cada atividade que o colaborador venha a desenvolver, em boa conservação de uso e dentro da validade.
Riscos de Incêndios - A proteção contra incêndio está diretamente ligada à sua prevenção, uma vez que esse é o método mais importante para a segurança de todos, além das técnicas de combate ao fogo. Para prevenir e evitar este risco, é de grande importância que o armazenamento de materiais inflamáveis seja feitos de forma e em locais adequados.
A quantidade de extintores deverá seguir as regras ditadas pelas normas da NR-23, situando-se em locais devidamente sinalizados com fácil acesso e visualização. Haverá alarmes de alerta quando houver fogo e evidentes saídas de emergência. Na ocorrência de incêndios, teremos uma equipe de brigadistas que irão oferecer treinamentos periódicos para todos os colaboradores, elaborando rotinas de emergências para o auxílio do corpo de bombeiros.
Riscos Elétricos - A NR-10 estabelece que, as organizações precisam manter seus esquemas de instalações elétricos sempre atualizados e com as devidas especificações do sistema de aterramento e dispositivos de proteção. O maior risco ao qual envolve a eletricidade é o choque elétrico e para prevenção e proteção dos nossos colaboradores, firmaremos contrato com uma empresa especializada em segurança elétrica e instalações, com o objetivo de treinar nossos colaboradores através
...