Atps Saude E Seguranca No Trabalho
Trabalho Universitário: Atps Saude E Seguranca No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rac.vieira • 9/9/2013 • 6.806 Palavras (28 Páginas) • 547 Visualizações
INDICAÇÕES DE AÇÕES RELATIVAS À SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO PARA UM EMPREENDIMENTO.
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina de Saúde e Segurança no Trabalho, sob a orientação do Professor-Tutor a Distância Rodolfo Lucas dos Santos.
São José dos Campos/SP
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO 05
3. ACIDENTE DE TRABALHO 06
4. ANÁLISE DO RAMO EMPREENDEDOR 09
5. ITENS DE SEGURANÇA 11
5.1 SEGURANÇA EM ELETRICIDADE 11
5.2 PROTEÇÃO E COMBATE À INCÊNDIO 12
5.3 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 14
5.4 TRANSPORTES, ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS 14 5.5 CORES E SINALIZAÇÃO 16
6. RISCOS AMBIENTAIS 19
6.1 ERGONOMIA 20
6.2 HIGIENE OCUPACIONAL 20
6.3 EPI – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL 21
6.4 MAPAS DE RISCO 22
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
1. INTRODUÇÃO
Este projeto se baseia em uma pesquisa na área de saúde e segurança do trabalho. Detalharemos as legislações e as normatizações específicas para garantir as condições adequadas, prevenindo assim a ocorrência de acidentes de trabalho ou doenças profissionais.
Dentro da área de Recursos humanos iremos mostrar à importância de se ter a higiene dentro de um local de trabalho e o quanto ela interfere em um bom desenvolvimento na área de trabalho, na área da saúde mostraremos como é importante estar com a saúde em dia para não só estar disposto na sua organização, mas também na sua vida particular, e por fim mostrar o papel fundamental da segurança do trabalho, trazendo todas as normas, leis e NR´s que a cercam.
2. SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança do Trabalho são os conjuntos de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condição insegura do ambiente de trabalho quer instruindo ou convencionando pessoas na implantação de práticas preventivas. A saúde e segurança ocupacional do trabalhador é uma prioridade para muitas indústrias. Gerenciando os riscos para a segurança do trabalhador as empresas não só cuidam do bem-estar de seus funcionários, mas também tem o benefício adicional de reduzir custos operacionais, aumentando a moral do pessoal e promovendo uma imagem corporativa positiva para todas as partes interessadas.
A saúde e a segurança no trabalho consistem numa disciplina de âmbito alargado, que envolve muitas áreas de especialização. Num sentido mais abrangente, deverá ter os seguintes objetivos:
• A promoção e a manutenção dos mais elevados níveis de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores de todos os setores de atividade;
• A prevenção para os trabalhadores de efeitos adversos para a saúde decorrentes das suas condições de trabalho;
• A proteção dos trabalhadores no seu emprego perante os riscos resultantes de condições prejudiciais à saúde;
• A colocação e a manutenção de trabalhadores num ambiente de trabalho ajustado às suas necessidades físicas e mentais;
• A adaptação do trabalho ao homem.
Por outras palavras, a saúde e a segurança no trabalho englobam o bem-estar social, mental e físico dos trabalhadores, ou seja, da “pessoa no seu todo”. Para serem bem sucedidas, as medidas de saúde e de segurança no trabalho, exigem a colaboração e a participação tanto de empregadores como dos trabalhadores nos programas de saúde e segurança, obrigando a equacionar questões relacionadas com a medicina do trabalho, a higiene no trabalho, a toxicologia, a educação, a formação, a engenharia de segurança, a ergonomia, a psicologia, etc.
As questões relacionadas com a saúde no trabalho têm sido objeto de menor atenção do que as questões relacionadas com a segurança no trabalho, porque as primeiras são geralmente mais difíceis de identificar, na dificuldade da elaboração do seu diagnóstico, e no estabelecimento da relação de causa a efeito. No entanto, quando abordamos o tema da saúde, abordamos igualmente o da segurança, pois um ambiente saudável é, por definição, também um local de trabalho seguro. No entanto, o inverso pode não ser verdade – um local de trabalho considerado seguro não é necessariamente um local de trabalho saudável. O importante é frisar que as questões da saúde e da segurança devem ser identificadas em todos os locais de trabalho. De modo geral, a definição de saúde e de segurança no trabalho engloba quer a saúde quer a segurança, nos seus contextos mais alargados.
Por que razão a saúde e a segurança no trabalho são importantes?
O trabalho desempenha um papel fundamental nas vidas das pessoas, considerando que a maioria dos trabalhadores passa pelo menos oito horas por dia no local de trabalho, quer seja numa plantação, num escritório, numa fábrica, etc. Desta forma, os ambientes laborais devem ser seguros e saudáveis. Mas na verdade, não é essa a situação para muitos trabalhadores. Todos os dias, trabalhadores de todo o mundo expostos a múltiplos riscos para a saúde, tais como: Poeiras; Gases; Ruído; Vibrações; Temperaturas extremas.
Infelizmente, alguns empregadores assumem poucas responsabilidades relativamente
...