Atps algoritmo
Por: michelferraz1 • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.097 Palavras (5 Páginas) • 218 Visualizações
Universidade Uniderp Anhanguera
Michel Ramon Ferraz Araújo RA: 5196603397
ATPS
Algoritmo e Programação
Etapa 1
Campo Grande – MS
Michel Ramon Ferraz Araujo RA: 5196603397
ATPS
Algoritmo e Programação
Etapa 1
[pic 1]
Campo Grande – MS
Sumário
Introdução ...................................................................................................... 04
Etapa 01 ........................................................................................................ 05
Introdução
Com a evolução da informática e o acesso a criação de softwares, podemos, através do algoritmo, criar e executar programas que facilitam muito o dia a dia de empresas e outras unidades que adotam tal procedimento, automatizar. O estudo de Algoritmos e Programação, é o caminho para se chegar ao conhecimento inicial para criação desses softwares. Sendo assim, existem algumas formulas e conceitos que nos ajudam a chegar em tais resultados. Nesta atividade, realizaremos algumas aplicações das formulas aprendidas durante as aulas e suas reais funções. Esperamos transmitir de forma clara e coerente todo o conteúdo estudado!
ATPS - ETAPA 01
Passo - 01
- Noção de algoritmo.
Algoritmo é o mesmo que operação ou processo de calculo, ou também, pode ser definida como especificação da sequencia ordenada de passos que deve ser seguida para execução de uma tarefa , podendo garantir sua repetição.
O algoritmo pode nos levar a solução de um problema. Esta solução pode ser obtida por meio de métodos previamente conhecidos.
Podemos defini-lo como uma sequência ordenada e finita de operações bem definidas e eficazes que, sendo executadas por um computador produz uma solução ou indica que a solução não pode ser obtida.
Há dois tipos de de algoritmos, os “estruturados” e os “não estruturados”.
Os programadores usam os estruturados , por serem mais fáceis de organizar e atingir um objetivo através de sequencia lógica.
- A Pseudo-linguagem
Para que um algoritmo possa ser gerado ele depende de uma linguagem de códigos, afim de determinar funções para que o objetivo seja concluído, o nome dessa linguagem é pseudo-linguagem é pseudo ou pseudo-códigos.
Esta linguagem é uma forma medianeira entre as linguagens de programação e a natural.
Ela adota um conjunto limitado de palavras-chave, normalmente em linguagem natural que possui correspondentes na linguagem de programação. Dando funções e atributos às mesmas.
- Estrutura de um programa
A estrutura de um programa pode ser definida desta forma, um exemplo, o Portugol :
início
fim
- Tipos primitivos para representação de Dados e variáveis.
Toda tarefa executada por um computador é fundamentado no manuseio das mensagens contidas em sua memória. Estas mensagens podem ser categorizadas em dois tipos:
– As instruções, que manejam o funcionamento da máquina e determinam a maneira como devem ser mantidos os dados.
– Os dados propriamente ditos, que correspondem à partes das informações a serem processadas pelo computador.
A classificação apresentada a seguir não se aplica a nenhuma linguagem de programação específica; pelo contrário, ela sintetiza os padrões utilizados na maioria das linguagens. Esses tipos normalmente utilizados:
Tipo inteiro: São dados numéricos positivos ou negativos, não admitindo números fracionários.
Tipo real: São dados numéricos semelhantes ao do tipo inteiro, porém aceita números fracionários.
Tipo Caractere: São dados numéricos, letras e símbolos especiais. Este tipo também é designado de alfanumérico. String e literal.
Tipo lógico: São dados com valor verdadeiro ou falso.
- Operadores Aritméticos, Lógicos e Relacionados.
São fundamentais para atuar sobre operandos afim de obter algum resultado.
Estes são:
Operador Aritmético: estes são o mesmo que operações aritméticas básicas, adição, subtração, divisão, multiplicação, resto, divisão inteira, exponenciação.
Operador relacionado: estes são utilizados na maioria das vezes para comparações. Dentre eles estão, < (menor que) , > (maior que) , >= (maior ou igual a que), <= (menor ou igual a que) , = (igual), <> (diferente).
...