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Atps algoritmo

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

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Universidade  Uniderp  Anhanguera

Michel Ramon Ferraz Araújo      RA: 5196603397

ATPS

Algoritmo e Programação

Etapa 1

Campo Grande – MS

Michel Ramon Ferraz Araujo       RA: 5196603397

ATPS

Algoritmo e Programação

Etapa 1

[pic 1]

Campo Grande – MS


Sumário

Introdução ...................................................................................................... 04

Etapa 01 ........................................................................................................ 05


Introdução

Com a evolução da informática e o acesso a criação de softwares, podemos, através do algoritmo, criar e executar programas que facilitam muito o dia a dia de empresas e outras unidades que adotam tal procedimento, automatizar. O estudo de Algoritmos e Programação, é o caminho para se chegar ao conhecimento inicial para criação desses softwares. Sendo assim, existem algumas formulas e conceitos que nos ajudam a chegar em tais resultados. Nesta atividade, realizaremos algumas aplicações das formulas aprendidas durante as aulas e suas reais funções. Esperamos transmitir de forma clara e coerente todo o conteúdo estudado!


ATPS - ETAPA 01

Passo - 01

  • Noção de algoritmo.

Algoritmo é o mesmo que operação ou processo de calculo, ou também, pode ser definida como especificação da sequencia ordenada de passos que deve ser seguida para execução de uma tarefa , podendo garantir sua repetição.

O algoritmo pode nos levar a solução de um problema. Esta solução pode ser obtida por meio de métodos previamente conhecidos.

Podemos defini-lo como uma sequência ordenada e finita de operações bem definidas e eficazes que, sendo executadas por um computador produz uma solução ou indica que a solução não pode ser obtida.

Há dois tipos de de algoritmos, os “estruturados” e os “não estruturados”.

Os programadores usam os estruturados , por serem mais fáceis de organizar e atingir um objetivo através de sequencia lógica.

  • A Pseudo-linguagem

Para que um algoritmo possa ser gerado ele depende de uma linguagem de códigos, afim de determinar funções para que o objetivo seja concluído, o nome dessa linguagem é pseudo-linguagem é pseudo ou pseudo-códigos.

Esta linguagem é uma forma medianeira entre as linguagens de programação e a natural.

Ela adota um conjunto limitado de palavras-chave, normalmente em linguagem natural que possui correspondentes na linguagem de programação. Dando funções  e atributos às mesmas.

  • Estrutura de um programa  

A estrutura de um programa pode ser definida desta forma, um exemplo, o Portugol :

 

início

      →  * Espaço utilizado como memória (estrutura de dados)

                               →  * Algoritmo utilizado na manipulação de ações (estrutura      de controle)

fim

  • Tipos primitivos para representação de Dados e variáveis.

Toda tarefa executada por um computador é fundamentado no manuseio das mensagens contidas em sua memória. Estas mensagens podem ser categorizadas em dois tipos:

– As instruções, que manejam o funcionamento da máquina e determinam a maneira como devem ser mantidos os dados.

– Os dados propriamente ditos, que correspondem à partes das informações a serem processadas pelo computador.

A classificação apresentada a seguir não se aplica a nenhuma linguagem de programação específica; pelo contrário, ela sintetiza os padrões utilizados na maioria das linguagens. Esses tipos normalmente utilizados:

Tipo inteiro: São dados numéricos positivos ou negativos, não admitindo números fracionários.

Tipo real: São dados numéricos semelhantes ao do tipo inteiro, porém aceita números fracionários.

Tipo Caractere: São dados numéricos, letras e símbolos especiais. Este tipo também é designado de alfanumérico. String e literal.

Tipo lógico: São dados com valor verdadeiro ou falso.

  • Operadores Aritméticos, Lógicos e Relacionados.

São fundamentais para atuar sobre operandos afim de obter algum resultado.

Estes são:

Operador Aritmético: estes são o mesmo que operações aritméticas básicas, adição, subtração, divisão, multiplicação, resto, divisão inteira, exponenciação.

Operador relacionado: estes são utilizados na maioria das vezes para comparações. Dentre eles estão, < (menor que) , > (maior que) , >= (maior ou igual a que), <= (menor ou igual a que) , = (igual), <> (diferente).

...

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