Automatização do Processo de Pintura em Cascos de Plataforma de Produção de Petróleo
Por: Mila Jason Amelie Sophie • 27/2/2020 • Trabalho acadêmico • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 213 Visualizações
[pic 1]
Automatização do processo de pintura em cascos de plataforma de produção de petróleo
Autor: Jason A. Dousseau - RGM: 344476
Professor: Dirceu Eduardo Galvão
Projeto Integrador VI
Instituição: Universidade Braz Cubas – UBC, Mogi das Cruzes – SP 2019
Contato: jasondousseau@gmail.com
Mogi das Cruzes, 29 de Setembro de 2019
Palavras chaves: Automatização; Tecnologia; Pintura Industrial; Manutenção; Robótica.
RESUMO
O trabalho tem como propósito expor a evolução da pintura industrial em plataformas de petróleo, com uso da robótica e automação, com foco na segurança, minimizando os riscos aplicados na atividade anteriormente executadas com equipe de escaladores industriais.
A Inovação em sistemas robóticos, visando a segurança das pessoas e eficiência dos processos, é algo corrente na busca contínua de melhorias e resultados, buscando atingir estes resultados em 2018, na plataforma da Petrobras P-50, a Empresa Ocyan Oil & Gás, prestadora de serviços da Petrobras, ao qual tive o orgulho de fazer parte, tinha em sua lupa de serviços, a restauração de todo costado em meia nau boreste da plataforma, uma área com cerca de 620m², onde conforme cronograma inicialmente planejado, apontava uma duração de execução de 6 meses, com nivelamento de recursos tradicionais de escaladores, com serviço por acesso com cordas.
Avaliando o tempo de execução do serviço e recursos a ele empregado, e levando em consideração as condições climáticas adversas a execução do serviço, buscamos recursos no mercado que pudesse minimizar os impactos e duração, com segurança, onde foi adotado a metodologia de InX Pintura e InJAT.
INTRODUÇÃO
A preocupação com a segurança e resultados foi executado um processo pioneiro de tratamento de superfície no casco da plataforma Petrobras P-50, com o uso do sistema InJAt, que consiste em um veículo apto a realizar o procedimento de jateamento em superfície ferromagnéticas, uma vez que o veículo é provido de esteiras magnetizadas por imãs permanentes, de forma a conseguir escalar o costado do navio.
INSTRUÇÕES DE TRABALHO
O crescimento da produtividade em um sistema de produção implica em um melhor aproveitamento de funcionários, máquinas, da energia, da matéria-prima consumida e assim por diante. Neste contexto a automação do processo de pintura industrial em costados foi aplicado, buscando o equilíbrio financeiro do negócio, qualificação profissional, redução da exposição ao risco grau 4, em atividades de escaladores em acesso sobre o mar, buscando redução de perdas.
Para Groover (2011. p.4) sistemas automatizados são “aqueles nos quais um processo é executado por uma máquina, sem a participação direta de um trabalhador humano.” Assim a automação industrial nos processos de pintura industrial resultou diversos pontos positivos:
- Aumento da Produtividade
- Redução de custos de trabalho
- Minimização das paralisações do serviço devido a condições climáticas adversas.
- Aumento da segurança na atividade
- Melhor qualidade
- Diminuição em mais de 80% no tempo de execução, frente a atividade com escaladores convencionais.
Dentro desta perspectiva segue as etapas de execução da atividade com auxilio da automação.
Diferenças de tratamento de superfície:
[pic 2] [pic 3]
Fig.1 – Pintura Convencional com Escalador Fig.2 Equipamento InJAT
Como se pode observar o trabalho de tratamento de superfície com hidro jateamento do costado sobre acesso de cordas e sobre o mar além do processo ser lento e de alto risco, a produtividade gerava índices muito insatisfatório, e com a utilização do InJAT, conforme mostrado na Fig. 3 abaixo, o resultado e produtividades são maximizados, em quando os riscos são minimizados.
[pic 4]
Fig. 3 – Tratamento de Superfície com uso do robô InJAT
No centro de seu corpo um sistema oscilatório fixa uma estrutura de jateamento por granalha, e combinando os movimentos de escalada do robô com a oscilação do bocal de jateamento, preenche-se a área de jateamento destas superfícies.
Sua base de controle ao solo se comunica com o veículo através do umbilical, e permite a visualização das câmeras embarcadas no robô, auxiliando e agilizando o procedimento.
[pic 5]
Fig. 4 – Controle remoto do robô InJAT
...