Automação lista
Por: vilela_rf • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 609 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
Lista Automação industrial.
4-Detalhe o funcionamento do ciclo de varredura do PLC.
O CLP funciona segundo um programa permanentemente armazenado em memória ROM, que executa um ciclo de scan chamado scan time e consiste de uma série de operações realizadas de forma seqüencial e repetida. A Figura 1.5 apresenta, em forma de fluxograma, as principais fases do ciclo de scan de um CLP. Os elementos mais importantes de um ciclo de scan são:
• Atualização das entradas: durante a varredura das entradas, o CLP examina os dispositivos externos de entrada quanto à presença ou à ausência de tensão, isto é, um estado “energizado” ou “desenergizado”. O estado das entradas é atualizado e armazenado temporariamente em uma região da memória chamada “tabela imagem das entradas”.
• Execução do programa: durante a execução do programa, o CLP examina as instruções do programa de controle (armazenado na memória RAM), usa o estado das entradas armazenadas na “tabela imagem das entradas” e determina se uma saída será ou não “energizada”. O estado resultante das saídas é armazenado em uma região da memória RAM chamada “tabela imagem das saídas”.
• Atualização das saídas: baseado nos estados dos bits da “tabela imagem das saídas”, o CLP “energiza” ou “desenergiza” seus circuitos de saída, que exercem controle sobre dispositivos externos.
• Realização de diagnósticos: ao final de cada ciclo de scan, a CPU verifica as condições do CLP, ou seja, se ocorreu qualquer falha em algum de seus componentes internos (fonte, circuitos de entrada e saída, memória etc.).
5-Explique cada um dos termos a seguir.
a)Scan time.
Scan time ou tempo de varredura significa o tempo de execução de um programa.
b)Watchdog timer.
Armazena o tempo máximo de execução para cada scan(normalmente este tempo é definido pelo usuário), se em determinado scan este tempo for excedido ocorra um erro, a CPU é forçada a seu modo de programação e todas as saídas são desligadas.
c)Hold-up time.
7)-Descreva os três principais tipos de saídas digitais.
Saída digital a relé: Aciona tanto cargas alimentadas por tensão tanto continua quanto alternada.
Uma grande vantagem de utilizar este tipo de configuração de saída é o fato de se ter uma saída praticamente imune a qualquer tipo de transiente da rede.
Entretanto, este tipo de saída possui uma pequena vida útil dos contatos se comparado com outros tipos.
Saída a transistor: Para este tipo de modulo o elemento que efetua o acionamento pode ser um transistor típico ou um de efeito de campo(FET), o que promove comutações com alta velocidade.
O modulo de saída a transistor é recomendado quando são utilizados fonte dc.
Saída a TRIAC: Tem maior vida útil do que a do rele, neste tipo de saída o elemento acionado é um TRIAC, sendo recomendado seu uso para corrente alternada.
8)- Um transdutor de temperatura fornece um sinal de 0 a 10 V proporcional à temperatura medida. A faixa de temperaturas medidas vai de -10 a 50 ºC. O módulo de entrada do CLP recebe o sinal de 0-10V e o converte para um valor digital utilizando um conversor de 10 bits.
...