Avaliação Da Qualidade Do Transporte público
Dissertações: Avaliação Da Qualidade Do Transporte público. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luithmota • 22/9/2013 • 2.333 Palavras (10 Páginas) • 573 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA “SÃO PAULO”
Recredenciado pela Portaria Ministerial nº 3.607 – D.O.U.nº 202 de 20/10/2005
Cristina S. de Souza, Hielly C. Ferreira, Fabiana D’Ajuda Silva, Juscelino G. de Brito, Luith S. Mota, Marcos C. Milhomem
TRANSPORTE E TRÁFEGO URBANO
PALMAS – TO
AGOSTO 2012
Cristina S. de Souza, Hielly C. Ferreira, Fabiana D’Ajuda Silva, Juscelino G. de Brito, Luith S. Mota, Marcos C. Milhomem
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E EFICIÊNCIA
DO TRANSPORTE PÚBLICO DE PALMAS – TO
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Transporte e Tráfego Urbano sob orientação da profª Elaine Maria da Silva.
PALMAS - TO
AGOSTO 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ................................................................................................... 03
2 METODOLOGIA ............................................................................................... 04
3 QUESITOS E DIAGNÓSTICO........................................................................... 05
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................. 14
5 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA .................................................................... 15
1 INTRODUÇÃO
Desde os primórdios, com o surgimento do comércio e outros fatores como a urbanização; o ser humano viu-se na necessidade de locomover-se com mais eficiência e velocidade, a fim de cumprir seu labor e fazeres moderno. Como isso surgiu os meios de transporte, desenvolvendo desde o de tração animal aos eletromecânicos. Mesmo com a produção em massa dos carros automotores, a população foi segregada entre os que podem adquirir transporte próprio e os que necessitam do transporte público para viabilizar o cumprimento de seus compromissos. O governo expõe que tornar o transporte público eficiente tem se tornado cada vez mais uma tarefa difícil. Visando o desenvolvimento acadêmico que tem como objetivo tornar-nos profissionais críticos e habilitados a contribuir com a sociedade, realizamos o presente trabalho de avaliação da qualidade do transporte público coletivo da cidade de Palmas –TO.
2 METODOLOGIA
A metodologia do presente trabalho constitui-se de pesquisa realizada a campo em diversas áreas da cidade de Palmas. Foram entrevistados 11 usuários do sistema de transporte público da cidade em questão. O questionário foi dividido em 15 questões de múltipla escolha, tendo o objetivo de verificar o grau de satisfação dos usuários e a eficiência considerada por eles.
3 QUESITOS E DIAGNÓSTICO
1. Como você classifica a qualidade do transporte público de Palmas?
Os principais critérios de avaliação da qualidade para o transporte público na visão do usuário são: confiabilidade (intervalo entre veículos, tempo de viagem, cumprimento do itinerário), responsabilidade (substituição do veículo em caso de quebra, atendimento ao usuário), empatia (disposição do motorista e cobrador em dar informações, atenção com pessoas idosas e deficientes físicos), segurança (condução do motorista, assaltos), tangibilidade (lotação, limpeza, conservação), ambiente (trânsito, condições climáticas), conforto (bancos, iluminação, ventilação), acessibilidade (localização dos pontos de parada), preço (tarifa), comunicação (informação sobre o sistema, relação entre os usuários), imagem (identificação da linha/serviço), momentos de interação (contato com motorista/cobrador).
Qualidade em transporte público urbano é definida com a adequação dos fatores críticos gerenciais e seus resultados aos requisitos dos clientes da prestadora dos serviços, que são: usuários, poder público, acionistas das empresas, funcionários e comunidade (LIMA e FERRAZ, 1995). Segundo Lima Jr. e Gualda (1995) qualidade de serviços de transportes é aquela percebida pelos usuários e demais interessados, de forma comparativa com as demais alternativas disponíveis, resultante da diferença entre as expectativas e percepções do serviço realizado.
Quanto à qualidade do transporte público na capital do estado do Tocantins, verificou-se através de pesquisa acadêmica que 82% estão insatisfeitos com o serviço oferecido às pessoas que utilizam esse tipo de transporte e apenas 9% avaliaram como ótimo e bom respectivamente.
2. Como você classifica a qualidade dos terminais do transporte público de Palmas?
Os grandes terminais e pontos de parada são os equipamentos articuladores da interface do transporte público com seus usuários. Normalmente, os terminais localizados no centro das cidades (ou junto aos principais subcentros) apresentam-se com concepções funcionais antigas e que podem acarretar problemas localizados à boa operação do STPP (estações, terminais, pontos de parada).
Portanto,
...