Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Por: saamuelbelem • 20/1/2020 • Resenha • 429 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Universidade Federal do Maranhão- Campus Balsas
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Discente: Samuel Belém
Docente: Prof Mestre Ana Paula
Matéria: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Cidades mais sustentáveis- RESENHA CRÍTICA
Desenvolvimento sustentável é a uma forma das gerações atuais suprirem suas necessidades, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades de gerações futuras, incluindo-se no âmbito social, econômico e ambiental. Essa definição surgiu para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável:
Alcançar o desenvolvimento sustentável na realidade atual não é algo fácil, a maioria das cidades brasileiras não possuem uma mobilidade urbana adequada para atender seus cidadãos. Os baixos índices de saneamento básico (coleta de resíduos sólidos, abastecimento e tratamento de água e coleta de esgoto) refletem bem a situação das cidades no país, propiciando aumentos de doenças de veiculação hídrica, consequentemente elevando os gastos nos órgãos de saúde.
De acordo com a ONU a cada 1 dólar aplicado em saneamento básico, economiza-se 4 dólares em saúde, ou seja, aplicar essa técnica já é algo sustentável. No desenvolvimento sustentável sugere-se qualidade em vez de quantidade, nesse caso recicla seria uma maneira de está economizando matéria-prima pós uma lata de alumínio pode se reciclada várias vezes.
Por causa da agricultura e da industrialização hoje se consome mais matéria-prima do que deveria ser consumido, onde a natureza não tem o tempo suficiente para repor esses recursos que foram consumidos, pois está sendo utilizado em grande escala, nesse caso a reutilização e a reciclagem são meios de economizar esses recursos naturais.
As 10 cidades mais sustentáveis do Brasil
- Curitiba (PR)
- Londrina (PR)
- João Pessoa (PB)
- Extrema (MG)
- Santana de Parnaíba (SP)
- Paragominas no Pará (PA)
- Balneário Camboriu (ES)
- Vitória (SC)
- Florianópolis (SC)
- Santos (SP)
A maioria dessas cidades aplicam em sua mobilidade urbana o conceito de desenvolvimento sustentável, ações que visam reduzir os impactos ambientais que certas atividades causam na geração atual a ponto de promover um ambiente equilibrado para as gerações futuras, como por exemplo, combate os gases do efeito estufa, adições de carrões elétricos, incentivo ao uso do transporte público, diminuindo o trafego urbano e melhorando a mobilidade urbana, incentivo as técnicas de reciclagem e reutilização de resíduos sólidos e entre outras ações.
A educação ambiental é uma ferramenta muito bem vista, a ponto de promover conscientização ambiental sobre a forma na qual se encontra o meio ambiente, promovendo mudanças no comportamento dos cidadãos a curto, médio e longo prazo.
REFERÊNCIAS
Disponível em:http://bistroveg.com.br/cidades-sustentaveis/. Acesso em 10/09/2019.
Disponível em :<https://meioambiente.culturamix.com/desenvolvimento-sustentavel/cidades-sustentaveis-no- brasil> . Acesso em 10/09/2019
...