PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA I
Por: twat • 13/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.536 Palavras (7 Páginas) • 350 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
TERESINA/PI
CURSO DE TECONOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GETÃO PÚBLICA I
ADAILTON ALMEIDA PACHECO – RA 2845259689
ALDO DA SILVA NEPOMUCENO – RA 2856169924
CAMILLA MARIA PINHEIRO DOS SANTOS – RA 2800828428
CARLOS EDUARDO BORGES DA SILVA – RA 2848237130
JOSÉ ONIAS DE MACEDO – RA 2844267089
VALDETE DA SILVA SANTOS NOGUEIRA – RA 2871913236
Teresina-PI / Abril de 2015
Nome da Empresa: CENTER LANCHES SELF-SERVICE
Endereço: Rua Senador Teodoro Pacheco, 1034 - Centro
Cidade: Teresina
Estado: Piauí
Ramo de Atividades: Comércio Varejista de Bar e Restaurantes
Produtos e/ou serviços: Lanches em Geral e Restaurante Self-Service
Data de Inicio das atividades: 1991
Entrevistado: Sebastião Gomes Miranda
1)Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
Trabalhei no Unibanco por mais de 15 anos quando veio a notícia que haveria um corte drástico no banco; fui pego de surpresa não esperava por essa decisão e nem estava preparado, então disse pra mim mesmo: “Se eu servia para os outros porque não podia servir para mim mesmo!”
2)Existem outros empreendedores em sua família?
Não, todos são bem empregados a nível federal, inclusive minha esposa.
3)Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
Nem um dos dois, pois na época não pensava em ser empresário.
4)Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
Sim, na minha época não havia a facilidade que exite hoje através da internet, tinhamos que nos dedicar realmente nos estudos e pesquisar bastante.
5)Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
Eles ficam com medo do pesado, acordar cedo planejar sua vida diferente devido sua dedicação em seu negócio, haja vista os percausios envolvendo um planejamento correto e tem aquele que é sempre pessimista, achando que não estou preparado ainda para administrar, e não é bem assim tem que arriscar.
6)Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
É como diz do ditado: “Criando o dono o gordo ainda aparece”. Há necessidade de inventar todos os dias a roda mesmo que os detalhes sejam repetitivos. Ninguém em lugar algum conquista nada sem trabalho sério e produtivo é preciso acreditar em seus talentos pois todos temos algum, mas para isso é os traslados de pensamentos devem ser reconhecidos e aplicados em seus objetivos de identidade e qualidade para que possamos alcancar aquilo que queremos e almejamos.
7)De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
Muito boa esta pergunta é muito revelante (“coloque revelante e não relevante), pois a teoria e a prática tem que andar juntas, nem que seja 70 ou 80 por cento, engana-se quem pensa que temos que RELEVAR e não REVELAR aos nossos colaboradores a ética em campos opostos e magnéticos, todos os dias aprendemos algo novo e para que isso seja REVELADO não RELEVAR nossos relacionamentos.
8)Como você encontrou a oportunidade de empreender?
Como eu disse no começo, já tinha o timbre de empreendedorismo quando trabalhava no banco, visitava muitos comerciantes, assim eram chamados e não empresários, que me relatavam a vontade de crescer em seus negócios mas só precisavam do aval do banco para investir em suas ideias.
9)Como você avaliou esta oportunidade?
A grande chance em minha vida, pois sabia o que queria o ramo de salgados, lanches e principalmente restaurante era um pensamento muito latente em minha mente, fazendo a coisa certa como planejava tinha plena confiança que tudo daria.
10)Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
Como falei anteriormente a visuliazação do meu negócio eu já tinha mas precisava planejar com mais profissionalismo, pensava em abrir minha lanchonete e restaurante em local movimentado e comecei a procurar um ponto que me satisfizesse meu pensamento, então encontrei o lugar certo que já tinha uma lanchonete que só vendia sucos e salgados.
11)Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
Nenhuma, mas como falei o empreendedor tem que arriscar suas ideias e pensamentos e acreditar piamente nelas.
12)Quais são suas forças e fraquezas?
A minha força está em Deus, sou muito católico e acredito muito em Deus, coloco minhas ideias e pensamentos em suas mãos e a fraqueza que tenho é reconhecer que existem pessoas honestas ainda neste mundo.
13)Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio?
Nunca tive um sócio sempre toquei minha empresa sozinho, mesmo que algumas vezes era necessário ter alguém para dividir responsabilidades.
...