TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bancada hidraulica

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 5

                   [pic 1]

                              Hidráulica e Hidrologia / Engenharia Civil

                    BANCADA HIDRÁULICA

Nome dos Integrantes do Grupo

Matrícula

Turma

Murilo Thadeu de Oliveira e Souza

B60HGA-0

EC5S15

Thaís Paulin

B79HDA-2

EC5R15

Thomaz André Silvestre

B672BC-0

EC5R15

Walner Costa Filho

B7996A-6

EC5R15

Willian Fernando Pires

B78FAF-3

EC5R15

              Professora Renata Abdallah

                         Campus Bauru

                 19 de fevereiro de 2015

  1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A hidráulica é o ramo da engenharia civil que estuda o comportamento dos fluidos, estando eles estáticos ou em movimento. Ao decorrer do curso, se aprende toda a teoria que envolve o comportamento dos fluidos em situações - problemas, porém só agora pode-se verificar como os mesmos fluidos se comportam em condições reais.

Para que isso ocorra, tem-se como grade curricular as aulas praticas de hidráulica e hidrologia onde as praticas serão realizadas. Como material, os alunos tem disponível para as aulas práticas uma Bancada Hidráulica, equipada com tudo o que é necessário para esse entendimento.

Os experimentos serão auxiliados por um professor, porém é necessário conhecer e saber identificar os equipamentos e dispositivos disponíveis para estudo. Para isso, apresenta-se a lista com os componentes da bancada.

  •  Bomba Hidráulica: é um dispositivo que transforma energia potencial em energia cinética com o objetivo de efetivar ou manter o deslocamento de um liquido por escoamento.

Aplicação: utilizada sempre que há necessidade de aumentar a pressão de trabalho de um liquido ou a velocidade de escoamento.

  • Medidor de Vazão Digital: instrumento utilizado para medir a vazão linear ou não, de massa ou volume, de um líquido ou gás.

 Aplicação: este tipo de medidor tem uma boa exatidão e alta precisão ao medir a vazão de líquidos de baixa viscosidade, gases e vapores.

  • Medidor de Vazão do tipo Placa de Orifício: este dispositivo é colocado em um trecho da tubulação que cria uma queda de pressão do fluido a ser escoado. Consiste em uma placa que é precisamente perfurada e instalada perpendicularmente ao eixo da tubulação.

 Aplicação: existem tipos diferentes de orifícios e cada um deles possui uma aplicação distinta. Dentre eles estão:

Orifício Concêntrico: placa utilizada para a medição de líquidos, gases e vapores que não tenham sólidos suspensos.

Orifício Excêntrico: utilizado quando o fluido possui sólido em suspensão.

Orifício Segmental: uso destinado para fluidos laminados ou que possuem alta porcentagem de sólidos em suspensão.

  • Sistema de Medida de Velocidade por Tubo de Pitot: é um instrumento que determina a velocidade de escoamento de um determinado fluido através das diferenças de pressões estáticas e dinâmicas, onde a pressão estática não depende do movimento.

Aplicação: Na hidráulica, o tubo de pitot serve para calcular a vazão de um fluido. Atualmente ele é mais usado na área aeronáutica, para determinar a velocidade de avanço de um avião em relação ao ar.

  • Rotâmetro: é um medidor de vazão de área variável, constituído de um tubo cônico transparente e de um flutuador, que é suspenso pelo fluido a uma altura que corresponde à vazão.

 Aplicação: utilizado para medir a vazão instantânea de liquido e gases.

  • Medidor de Pressão Digital/Analógico: são instrumentos cuja finalidade é analisar certas variáveis de sistemas hidráulicos ou pneumáticos, como a pressão, a pressão diferencial, a temperatura, a vazão ou a potência hidráulica.

Aplicação: Esses medidores são ótimos para situações que exijam medições ágeis de pressão de circuitos hidráulicos ou pneumáticos. Podem ser aplicados na área de hidráulica industrial, mobil e agrícola, off-shore e marítima, indústria química etc.

  • Engate Rápido: é um dispositivo constituído por duas partes de encaixe, o plugue macho e o adaptador fêmea de engate, que normalmente podem ser colocados manualmente.

Aplicação: sua utilização é adequada para fazer a conexão entre duas linhas sem falha, sem vazamento de fluido e sem perda da pressão hidráulica, e ao mesmo tempo permitir a rápida e fácil desconexão entre elas.

  • Registro Esfera: modelo de válvula caracterizado pela forma esférica do elemento de vedação. Desenvolvido para o controle da passagem do fluido pela tubulação, permitindo o bloqueio total do fluxo. Com uma elevada vida útil, resiste a alta pressão, resíduos químicos e corrosão.

 Aplicação: é de uso adequado para vapor, gases e água, sendo utilizado, normalmente, em linhas de uso geral.

  • Válvula Globo: caracterizada pela forma globosa do corpo, possui um excelente sistema de vedação, o que permite um controle mais eficiente do fluido.  É menos danificada pela erosão e oferece grande perda de carga devido à mudança brusca de direção imposta ao fluido.

 Aplicação: eficaz onde há necessidade frequente de abertura e fechamento. Utilizada gases, ar, petróleo, água e gás natural, em condição de alta ou baixa pressão.  

  1. OBJETIVOS

Conhecer e identificar os componentes que serão utilizados em experimentos feitos na bancada hidráulica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com