Banco de Dados de Movimentos Gravitacionais de Massa do Distrito Sede da Cidade Histórica de Ouro Preto
Por: Thainá Souza • 20/3/2019 • Artigo • 4.084 Palavras (17 Páginas) • 299 Visualizações
VII Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas COBRAE 2017 - 2 a 4 Novembro
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
© ABMS, 2017
Banco de Dados de Movimentos Gravitacionais de Massa do Distrito Sede da Cidade Histórica de Ouro Preto (MG) para uso em Trabalhos Estatísticos de Mapeamento
Xavier, M.O.
Mestrando, NUGEO, UFOP, Ouro Preto, MG, Brasil, mateusoliveirax@hotmail.com
Barella, C.F.
Doutor, NUGEO, UFOP, Ouro Preto, MG, Brasil, cesarbarella@gmail.com
Corteletti, R.C.
Doutora, NUGEO, UFOP, Ouro Preto, MG, Brasil, rosyelleccorteletti@gmail.com
Tavares, V. L. S.
Mestranda, NUGEO, UFOP, Ouro Preto, MG, Brasil, veratavares.eng@gmail.com
Ferreira, S.P.
Mestranda, NUGEO, UFOP, Ouro Preto, MG, Brasil, sabrinapferreira@hotmail.com
Souza, T.S.A.
Graduanda, DECIV, UFOP, Ouro Preto, MG, Brasil, thainasas@yahoo.com.br
RESUMO: Para monitorar e gerir com eficiência as regiões propensas a movimentos gravitacionais de massa dentro do distrito sede da cidade histórica de Ouro Preto, MG, cidade reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, foi proposto à Defesa Civil municipal, pelo Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas (NUGEO), a criação de um banco de dados de movimentos gravitacionais de massa. Com um registro significativo de movimentos catalogados, que datam desde o ano de 1979, foi possível descobrir as regiões mais suscetíveis a deslizamentos dentro do distrito, bem como os tipos de materiais e de movimentos mais recorrentes. Tais descobertas, acrescidas de atualizações constantes de registros no banco de dados, servirão como ponto de partida para a tomada de decisões de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação destas regiões quanto a eventos esperados ou já ocorridos.
PALAVRAS-CHAVE: Deslizamentos, Banco de Dados, Movimentos Gravitacionais de Massa, Ouro Preto, Geotecnia.
ABSTRACT: To be an efficiently monitor and manage regions prone to landslides at the principal district of the historic city of Ouro Preto, MG, city recognized by UNESCO as World Cultural Heritage, was proposed to the Municipal Civil Defense, by the Geotechnical Center of the School of Mines (NUGEO), the creation of a database of landslides. With a significant record of cataloged movements, dating back to 1979, it was possible to find the regions most susceptible to landslides at the district, as well as the most recurrent types of materials and movements. Such discoveries, along with constant updates of records in the database, will serve as a starting point for decision-making on the prevention, mitigation, preparation, response and recovery of these regions for past or future events.
KEYWORDS: Landslides, Database, Mass Movements, Ouro Preto, Geotechnics.
COBRAE 2017, Florianópolis/SC, Brasil.
- INTRODUÇÃO
Uma grande preocupação da atualidade está relacionada com a gestão dos riscos geológico- geotécnicos e de desastres naturais, sendo os eventos que envolvem movimentos gravitacionais de massa responsáveis por grande parte das perdas econômicas, materiais e de vidas em todo o planeta.
As incertezas e inseguranças em se utilizar metodologias qualitativas para análises de suscetibilidades a movimentos de massa podem ser supridas quando utilizados métodos quantitativos de avaliação, uma vez que estes são capazes de eliminar parte da subjetividade desenvolvida durante a confecção cartográfica para uma determinada região. Dentre as diferentes análises quantitativas que existem, se destacam aquelas que utilizam ferramentas estatísticas, trabalhando assim com a frequência de ocorrência dos escorregamentos e gerando certa economia quanto a aquisição de parâmetros físicos que normalmente não são utilizados neste tipo de análise, mas sempre necessários em trabalhos determinísticos. Para o uso destas ferramentas, se faz necessário uma inicial confecção de um banco de dados capaz de quantificar os escorregamentos passados, para posteriormente correlacionar estes com seus respectivos parâmetros desencadeadores, respeitando o pressuposto de que o que os induziu servirá como contribuição para o aparecimento de novos deslizamentos no futuro. Vale ressaltar que são poucos os países que utilizam bancos de dados de movimentos gravitacionais de massa, porém esta ferramenta é de grande importância para um gerenciamento eficiente do espaço urbano e urbanizável, sendo um instrumento estratégico para a tomada de
decisões por parte dos órgãos públicos.
A aplicação de um banco de dados de escorregamentos traz economia, segurança e desenvolvimento para diferentes regiões e seu uso deveria ser amplamente difundido por todo o território brasileiro.
Este estudo teve como objetivo criar um banco de dados de movimentos de massa para o distrito sede da cidade histórica de Ouro Preto, MG, devido ao considerável histórico de movimentos de massa no município, sendo realizado um levantamento dos trabalhos já
existentes, onde foram constatadas significativas divergências entre os dados das diferentes fontes, verificando-se uma ausência de padrão entre os parâmetros coletados, além de erros quanto às coordenadas geográficas dos deslizamentos. Todavia, estes trabalhos, que derivam de abordagens qualitativas, acrescidos de levantamentos junto à defesa civil municipal e trabalhos de campo, passaram por uma validação e foram triados, sendo organizados em um banco de dados único e robusto suficiente para o uso futuro em trabalhos estatísticos de mapeamento, funcionando como uma importante ferramenta de gerenciamento e de controle das áreas de risco geológico- geotécnicos para o município mineiro.
...