O Movimento de Massa
Por: ArthurMorada • 17/8/2016 • Trabalho acadêmico • 3.669 Palavras (15 Páginas) • 563 Visualizações
Estudo do Movimento de Massa no Bairro Buritis na Cidade de Belo Horizonte – Mg
Arthur Eduardo¹; Aquiles Grant²; Caique Renna³; Giovanni Alonso4; Izabela Rodrigues5; Joaquim Tomaz6; Pedro Caetano7; Samuel Batista8; Thiago Zile9;
Maria Lucia Yoshico Wakisaka10 (Orientadora)
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
1arthur_eduardomorada@hotmail.com; 2aquilesgrr@gmail.com; 3caique_renna@hotmail.com; 4g.alonso228@hotmail.com; 5izabela_rodrigues.souza@hotmail.com; 6jtpinheiro2@gmail.com; 7pedrocaetano1161@gmail.com; 8samuelbsbatista@hotmail.com; 9thiagozile@gmail.com;
Resumo: Ocasionalmente observamos nos noticiários e em nosso dia a dia diversos acontecimentos relacionados com os movimentos de massa. Em alguns casos verdadeiras catástrofes ocorrem em função desse fenômeno natural mas que pode-se intensificar com a ação humana. O presente artigo teve o intuito de apresentar os movimentos de massa por meio de analises do solo, demonstração do seu perfil, apresentação do mecanismo desse evento natural e especificação dos fatores causadores dos movimentos de massa no local investigado. Fez-se um estudo de caso a partir do âmbito teórico e de análises feitas no local, que possui características que envolvem o desprendimento e transporte de solo e/ou material rochoso e encontra-se na Rua Gurupi, número 268, bairro Buritis, Belo Horizonte – MG, CEP 30575-802.
Palavras-chave: Fenômeno, Movimento de Massa, Solo, Buritis;
Abstract: Occasionally, we see in the news and in our day to day various events related to the mass movements. In some cases, real catastrophes, such as landslides, which occur due to this phenomenon, despite being natural, can be intensified by human action. This article aimed to present the mass movements involving the detachment and transport of soil and / or rock material in Gurupi Street, number 268, Buritis neighborhood, Belo Horizonte - MG, CEP 30575-802. With the analysis of the soil, in order to demonstrate their profile, presentation of the mechanism of this natural event, specification of the causal factors of mass movements in the investigated site. Therefore from the theoretical framework it became the practice, in order to develop a model for the representation of the phenomenon in the specified location.
Keywords: Phenomenon, Mass Movement, Soil, Buritis;
_________________________________________________________________________________
1. Introdução
O presente trabalho teve como objetivo apresentar os movimentos de massa que envolvem o desprendimento e transporte de solo e/ou material rochoso em determinada região do bairro Buritis, localizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.
A variedade de condicionantes geológicos, geomorfológicos, e das formas de uso e ocupação presentes na região de Belo Horizonte, associada aos aspectos climáticos, são responsáveis pelo desencadeamento de distintos processos de movimentos de massa, sendo possível a identificação de processos que sejam representativos das diversas situações de instabilidade encontradas.
O processo seguiu inicialmente uma análise preliminar na busca de informações científicas com o intuito de nivelar o conhecimento do grupo sobre o tema, além de obter dados que auxiliavam na discussão dos resultados, a partir das seguintes ações: analises do solo, com o intuito de demostrar o seu perfil e especificar o local; representação do mecanismo desse evento natural; especificação dos fatores causadores dos movimentos de massa no solo do bairro buritis, na rua Gurupi, número 268, CEP (Código De Endereçamento Postal) 30575-802, Belo Horizonte – MG, que tem como coordenadas UTM (Universal Transversa de Mercator) x: 608825 y: 7790708 e com uma altitude aproximada de 1082 metros em relação ao nível do mar. Simulação da movimentação de massa, apresentação dos tipos de solo; definição do movimento de massa e a exposição de tipos de rocha e perfil esquemático do terreno.
Para isso, o estudo tem como propósito avaliar os processos de movimentos de massa atuantes; analisando os fatores condicionantes de maior relevância para determinar os mecanismos responsáveis pelo desencadeamento de movimentos de massa no terreno investigado.
Foram coletados dados em pesquisas bibliográficas e realizado um estudo de campo no qual foram coletados dados necessários para descrever as características físico naturais, por meio de relevo, solo e cobertura vegetal.
No artigo abordam-se métodos de prevenção e tipos de movimento de massas em empreendimentos, além do maior detalhamento da metodologia utilizada, os resultados obtidos e a conclusão.
2. Referencial Teórico
2.1 Tipos de solos
A superfície terrestre encontra-se exposta, desde o início dos tempos, à influência de diversos fatores destrutivos. Grandes mudanças de temperatura, ventos, água e outros fatores produzem a decomposição das rochas. Todo solo tem sua origem, imediata ou remota, nesta decomposição. Quando o solo, produto do processo de decomposição, permanece no próprio local onde se deu o fenômeno, ele se chama residual. Quando, depois de decomposto, é carregado pela água das enxurradas ou rios, pelo vento e pela gravidade ele é dito transportado. (CAPUTO, 1989)
Existem ainda outros tipos de solos, entre os quais aqueles que contém elementos de decomposição orgânica que se misturam ao solo transportado. Tendo em vista a grande variedade destes tipos e comportamentos apresentados pelos solos, e levando-se em conta as suas diversas aplicações na engenharia, tornou-se inevitável o seu agrupamento em conjuntos que representassem as suas características comuns. (CAPUTO, 1989)
I – Índices Físicos;
II – Forma das Partículas;
III – Tamanho das Partículas.
De acordo com a granulometria, os solos são classificados nos seguintes tipos, de acordo com o tamanho decrescente dos grãos:
...