Bisturi elétrico
Por: zzabela • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 763 Palavras (4 Páginas) • 348 Visualizações
2. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO BISTURI
A eletrocirurgia consiste no uso de corrente elétrica de alta frequência e alta potência, com o objetivo de produzir aquecimento local instantâneo e controlado e com isso realizar corte e, ou hemostasia. O funcionamento se dá através da passagem de correntes elétricas pelo corpo (ou parte dele), essa energia elétrica é convertida em calor quando em contato com o tecido, produzindo assim o efeito desejado.
2.1. Dessecação Eletrocirúrgica
A corrente elétrica passa através do tecido provocando aquecimento do mesmo e, portanto, retirando lentamente a água nele contida. Como a dessecação deve ser realizada com o eletrodo (com grande superfície) ativo em bom contato elétrico com o tecido, é importante que o eletrodo seja mantido limpo de tecido seco ou carbonizado. Pode ser utilizada de qualquer forma de onda e baixos níveis de energia elétrica.
Imagem 3: Demonstração eletrodo/tecido dessecação
2.2. Corte Eletrocirúrgico
Consiste no aquecimento das células do tecido tão rapidamente que elas explodem pelo vapor produzido internamente. Este processo também é conhecido por vaporização celular. O calor gerado é dissipado pelo vapor não havendo, portanto, condução para as células vizinhas. Quando o eletrodo é deslocado e entra em contato com novas células de tecido, estas explodem produzindo a incisão. É importante que o corte do tecido é obtido pelo centelhamento (eletrodo não toca o tecido). Usam-se eletrodos de pequena área, para aumentar a densidade de corrente e concentrar o calor em um ponto.
Imagem 4: Demonstração eletrodo/tecido corte
2.3. Fulguração
Consiste na geração de faiscamento do eletrodo para o tecido com mínimo efeito de corte, o aquecimento é intermitente, as faíscas são longas dispersando mais o calor. Neste caso, o eletrodo também não toca o tecido. Na fulguração a temperatura da água no interior das células não se eleva o suficiente para provocar a explosão pelo vapor gerado. Desse modo, as células são desidratadas lentamente sem produzir o corte, permitindo assim a coagulação. A forma de onda de coagulação consiste de pacotes de senóide de rádio frequência de curta duração. A característica mais importante da forma de onda de fulguração é a pausa entre cada pacote.
3. TIPOS DE OPERAÇÃO
3.1. Eletrocirurgia Monopolar
A corrente é conduzida ao local da cirurgia por um cabo e um eletrodo (ativo – caneta de cirurgia). Daí o nome monopolar. O tecido é cortado e, ou coagulado e a corrente retorna através de um eletrodo de dispersão (placa de retorno – geralmente colocada em local afastado do sítio cirúrgico) e pelo cabo de retorno.
Para evitar aquecimento e queimaduras no paciente na região de retorno da corrente, o eletrodo de dispersão deve ter uma superfície de contato grande para oferecer um caminho de baixa resistência e baixa densidade de corrente.
...