Boipeba Desenvolvimento Sustentável
Tese: Boipeba Desenvolvimento Sustentável. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: annalange • 19/10/2014 • Tese • 490 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
partir da proposta Desenvolvimento Sustentável da Ilha de Boipeba – DESIBO, Boipeba foi escolhida como "área de espelho" no Programa de formação de Facilitadores de processos de Desenvolvimento Local.
O Desenvolvimento Local é um processo de integração dos diversos setores produtivos com os setores sócio-culturais, incentivando o empreendedorismo, apoiando micro e pequenos empreendimentos e criando ambientes favoráveis ao surgimento de novos empreendimentos que gerem renda e riqueza para as populações de localidades com baixos índices de desenvolvimento. Com o Desenvolvimento Local se busca a melhoria de qualidade de vida das comunidades e a maior participação destas nas definições do poder político, em favor de um ambiente saudável e socialmente justo, para as gerações atuais e futuras.
O SEBRAE-BA vem dando ênfase à capacitação do seu quadro técnico para atuar sob o enfoque do Desenvolvimento Local, garantindo uma ação focada nos propósitos da organização e respondendo aos desafios impostos pela atualidade. Desafios que deverão ser superados com o envolvimento das comunidades e das parcerias interinstitucionais.
Os objetivos do programa são:
A capacitação dos técnicos do SEBRAE-BA para atuar como facilitadores em processos de apoio ao desenvolvimento local.
A implantação e acompanhamento de processos de Desenvolvimento Local em 4 áreas-espelho.
O estabelecimento de um sistema de indicadores dos processos desenvolvidos nas áreas-espelho
A formação de um Grupo de Referência de Apoio ao Desenvolvimento Local do SEBRAE-BA
O processo de formação de Facilitadores de Desenvolvimento Local se iniciou em novembro de 2000, com o primeiro curso de facilitadores em Valença e jornadas de campo em Boipeba. A primeira visita na ilha, dia 07 de novembro de 2000, teve como resultado o conhecimento de três dos quatro povoações da ilha pelos técnicos do SEBRAE.
Foram realizados pesquisas, entrevistas e relatórios com fotos nos povoados Velha Boipeba, São Sebastião e Moreré. Em Velha Boipeba, a AMABO organizou uma reunião com os moradores e os técnicos, com o objetivo de informar os moradores sobre o programa e os técnicos sobre a situação atual dos moradores da ilha. No mesmo dia foram visitadas diversas instituições em Morro de São Paulo, Valença e Salvador.
Nestas vistas obteve várias informações dos quais se destacam:
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR está presente na ilha com três projetos de infra-estrutura
Na vila de Garapuá (Ilha de Tinharé) a Fundação Azul está desenvolvendo um projeto de Gestão de Recursos Ambientais.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul – IDES está desenvolvendo projetos de maricultura e ostreicultura na região e projetos de restauração de monumentos
...