CAMPUS DO SERTÃO – EIXO DAS TECNOLOGIAS
Por: seketo • 5/2/2019 • Monografia • 2.050 Palavras (9 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL CAMPUS DO SERTÃO – EIXO DAS TECNOLOGIAS ENGENHARIA CIVIL | .[pic 2] |
Cálculo de curvas de incêndio para um cômodo de residência unifamiliar
DELMIRO GOUVEIA – AL
JANEIRO DE 2019[pic 3]
FELIPE JOSÉ DOS SANTOS OLIVEIRA
IAGO JOSÉ DE LIMA SILVA
CÁLCULO DE CURVAS DE INCÊNDIO PARA O UM CÔMODO DE RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR
Trabalho solicitado para composição de nota da AB1 da disciplina de Projetos Estruturais em Situação de Incêndio, do 10º período do curso de Engenharia Civil.
Professor: Alverlandro Silva Ricardo
DELMIRO GOUVEIA – AL
JANEIRO DE 2019[pic 4]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. LEVANTAMENTO DA CARGA DE INCÊNDIO, DO FATOR DE ABERTURA E DA INÉRCIA TÉRMICA DO CÔMODO. 4
2.1. Características da edificação: 4
2.2. Carga de incêndio do cômodo 5
2.3. Fator de abertura do compartimento (O) 6
2.4. Inércia térmica do cômodo (b) 7
3. Desenvolvimento da curva de incêndio 8
3.1. Curva padrão 8
3.2. Curva de Hidrocarbonetos 8
3.3. Curva Exterior 9
3.4. Curva Natural 10
3.4.1. Parâmetros para modelagem do incêndio natural: 10
3.4.2. Tempo para temperatura máxima dos gases: 10
3.4.3. Ramo ascendente da curva 10
3.4.4. Ramo de resfriamento da curva 11
3.4.5. Plotagem curva natural 11
4. Conclusão 12
5. Referências 13
[pic 5]
INTRODUÇÃO
Após várias catástrofes relacionadas ao incêndio, no Brasil e no mundo, a comunidade acadêmica viu a necessidade de estudar a fundo o dimensionamento de estruturas em situação de incêndio, visto que o número de mortes se tornou alarmante, como também as perdas matérias. Desse modo surgiram estudos que visam diminuir os ricos ao cidadão, como também as propriedades afetadas, e garantir uma capacidade de carga para a estrutura suportar um determinado tempo especifico.
Então surgiram NBR´S para reger o dimensionamento das estruturas em incêndio, atualmente se tem normas para estrutura de aço e concreto e de madeira em elaboração, como também normas internacionais, tais regras devem ser seguidas para garantir o máximo se segurança possível.
Esses estudos permitiram limitar espaços para serem analisados de forma separada, sendo possível o cálculo de carga de um cômodo isolado, através de curvas de modelagem, que levam em conta as mobilhas, equipamentos, propriedades estruturais do local e áreas de ventilação. Permitindo minimizar danos previstos em ocasiões futuras, com base na relação temperatura e tempo.
Para o presente estudo serão utilizados dados para a confecção das curvas que levam em consideração as áreas compartimentadas, como no caso abordado um quarto de residência unifamiliar, e posteriormente será feita uma avaliação comparativa entre as curvas obtidas.
LEVANTAMENTO DA CARGA DE INCÊNDIO, DO FATOR DE ABERTURA E DA INÉRCIA TÉRMICA DO CÔMODO.
Características da edificação:
O compartimento que aqui foi analisado faz parte de uma residência unifamiliar localizada em Delmiro Gouveia, composta apenas por um pavimento térreo. A residência é composta de dois quartos, banheiro, cozinha, sala e área de serviço. O quarto maior da residência foi o escolhido para que se fizesse a análise da carga de incêndio, onde tem pé direito de 3 metros com cobertura de telhado cerâmico e área de aproximadamente conforme as dimensões estão dispostas na planta baixa da figura 1. [pic 6]
FIGURA 1 – Planta baixa do cômodo analisado
[pic 7]
FONTE– Os Autores
A mobília deste quarto é composta por duas camas, um guarda roupa grande, dois criados mudo, um sofá e um rack. E também se encontra um eletrodoméstico que é a TV. Além de todos estes materiais se encontram também muita roupas, cobertores e travesseiros.
Carga de incêndio do cômodo[pic 8]
Para cada objeto encontrado no cômodo deve ser encontrado um valor de carga de incêndio, onde é levado em consideração sua massa e seu poder calorífico que vai depender do material que o compõe. O valor de carga de incêndio deve ser calculado através da equação(2.1) a seguir:
...