CARACTERÍSTICAS DE MICROCONTROLADORES
Por: jumaji • 11/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.597 Palavras (7 Páginas) • 1.726 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
CARACTERÍSTICAS DE MICROCONTROLADORES
Microcontroladores
...............................................................................................................................
Guarulhos
2016
CARACTERÍSTICAS DE MICROCONTROLADORES
Microcontroladores
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Controle e Automação da Faculdade ENIAC para a disciplina Microcontrolador.
Guarulhos
2016
[pic 2]
1. O que é um microcomputador?
O microcomputador é um equipamento compacto que tem como objetivo principal simular ou imitar eletronicamente o sistema chamada ser humano.
2. O que é um programa de computador?
Um programa de computador é um conjunto de instruções arranjadas de maneira organizada por um programador, com o objetivo de informar ao microcomputador o que ele deve executar, ou seja, o programa informa ao microcomputador quais as tarefas que devem ser executadas ao longo do tempo.
3. O que é uma instrução?
Uma instrução é uma ação ou uma tarefa que o microcontrolador pode executar por vez.
4. Define software, firmware e hardware?
A definição do software é a parte lógica do microprocessador, são os dados processados e interpretadores pelo processador e ficam gravados no disco rígido e carregados na memória RAM. O firmware é um programa que tem como finalidade principal de programar a forma de operação do hardware, como os números de portas de entradas e saídas, forma de comunicação seriel, forma de operação dos timers, contadores e entre outras operações. Ele esta armazenado em uma memória não-volátil de um equipamento inteligente.
O hardware são as partes eletrônicas que compõem um microcomputador como a placa mãe, a placa de vídeo de um microcomputador e entre outros.
5. Qual é a diferença entre software e firmware?
A diferença é que o firmware possui instruções armazenadas em circuitos integrados, chips de memória como a ROM, EPROM e EEPROM presentes nas placas dos dispositivos, e são executados a nível de hardware, ou seja, não há relação com o usuário, assim como acontece com os softwares. O firmware controla diretamente o dispositivo de hardware., e também chamado de memória de hardware. E o software é a parte lógica do processador, são os dados processados e interpretadores pelo processador e ficam gravados no disco rígido e carregados na memória RAM.
6. Qual é a estrutura básica de um microcomputador? Descreva a função de cada bloco básico.
A estrutura básica de um microcomputador é constituido por três blocos, a unidade central de processamento, a unidade de memória e a unidade de entrada e saída. A unidade central de processamento corresponde ao cérebro do microcomputador ele é responsável pela inteligência dessa máquina, ou seja, é ela que tem a capacidade de tomar decisões no sistema microcomputadorizado, por meio da execução de um programa. A unidade de memória é dividida em duas partes, uma parte é memória de armazenamento de programa e a outra parte armazenamento de informações. A memória de armazenamento de programa é a memória na qual o programa que definirá as tarefas que o microcomputador deve executar. A memória de armazenamento de informações permite a escrita e a leitura de informações, como sensores teclados etc, essas informações devem ser lidas e armazenadas na memória, para depois serem lidas novamente e analisadas pelo microprocessador por meio de um programa. A unidade de entrada e saída é responsalvel pelo interfaceamento das informações entre o microcomputador e o mundo externo.
7. O que é um microprocessador? Quais são os outros nomes com que geralmente ele é chamado?
O microprocessador é um dispositivo semicondutor, constituido por milhões de transistores que implementam uma variedade de circuitos, ele também é chamado de unidade central de processamento , CPU, CI, circuito integardo.
8. Quais são as partes que compõem o microprocessador? Quais as funções de cada parte?
As parte que compõem o microprocessador são: Unidade lógica e aritmética (ULA): é a responsável por executar efetivamente as instruções dos programas, como instruções lógicas, matemáticas, desvio, etc. A Unidade de controle (UC): é responsável pela tarefa de controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes. Os Registradores: são pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que são utilizados no controle e processamento de cada instrução. Os registradores mais importantes são: Contador de Programa (PC) Sinaliza para a próxima instrução a ser executada; Registrador de Instrução (IR) Registra a execução da instrução; MMU é um dispositivo de hardware que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória principal do computador. Também a Unidade de ponto flutuante: nos processadores atuais
são implementadas unidades de cálculo de números reais. Tais unidades são mais complexas que ULAs e trabalham com operandos maiores, com tamanhos típicos variando entre 64 e 128 bits.
9. Qual é a diferença entre um microcomputador e um microprocessador?
A diferença entre o microprocessador e o microcomputador, um é encarregados de executar uma variedade de funções, enquanto os outro é encarregados de executar pequenas tarefas em computadores.
10. Qual é a diferença entre um microprocessador e um microcontrolador?
A diferença é que o microprocessador é um circuito integrado responsável pelo processamento de dados, como uma unidade lógica e aritmética, com diversos registradores especiais, mas precisa receber ordens externas e ter outros componentes externos para funcionar. E o microcontrolador é um microprocessador, memória RAM, memória ROM, temporizadores, contadores, porta serial, conversores e portas de entra e saída em um só circuito integrado.
11. Quais são os barramentos em um sistema microprocessado? Qual é a função de cada um deles?
...