CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
Por: Rodrigo Henrique Freire • 6/6/2019 • Trabalho acadêmico • 769 Palavras (4 Páginas) • 125 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
curso de engenharia civil
aluno
REgeneração óssea e tecidual
[pic 3]
Londrina
2016
aluno
regeneração óssea e tecidual
Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado á Graduação em Engenharia Civil da Universidade Norte do Paraná, como avaliação parcial II da disciplina de Ciências dos Materiais.
Orientador:
Londrina
2016
Sumário
INTRODUÇÃO 4
BIOMATERIAIS COM APLICAÇÃO ÓSSEA – MÉTODO DE ANÁLISE E PERSPECTIVA FUTURAS. 5
CONCLUSÃO 6
INTRODUÇÃO
A definição de biomaterial é uma substancia ou mistura podendo ser natural ou artificial , e uma de sua maior utilização é na área da medicina com intuito de melhorar ou substituir qualquer órgãos , tecidos ou ossos do corpo.
Segundo Barbanti et al.(2005) , a engenharia de tecido nada mais é a regeneração de órgãos e tecidos vivos utilizando também tecidos do paciente que são usados como scaffolds .
Segundo Santos Jr. (2007), os biomateriais podem ser classificados de duas formas como permanentes ou temporários . Os permanentes são usados por tempo indeterminado com intuito de ter a mesma função do osso com problemas , já os temporários como o nome já diz eles são colocados por um curto período de tempo até que a parte que foi afetada ou quebrada melhore .
O objetivo dos biomateriais voltados para a área da saúde servem para melhorar a condição de vida das pessoas buscando melhorar rapidamente ou fixamente fraturada perda de tecidos ou órgãos .
BIOMATERIAIS COM APLICAÇÃO ÓSSEA – MÉTODO DE ANÁLISE E PERSPECTIVA FUTURAS.
A engenharia tecidual busca criar ou aprimorar métodos para substituir ou melhorar tecidos que estão com problemas .
Segundo Oliveira et al. (apud. SACHLOS; CZERNUSZKA, 2003), o principal objetivo da bioengenharia é melhorar os tipos de tratamento utilizados nas cirurgias ou transplantes de órgãos possibilitando o menor risco de região do organismo .
Para ser utilizado um biomaterial tem que ser visto vários casos como por exemplo a biocompatibilidade que pode ser um dos principais porque se o organismo da pessoa que vai ser substituído ou melhorado não for compatível com o material ocorrera uma perda desse material utilizado .
Um dos biomateriais mais utilizados segundo Oliveira et al. (2010), são os metálicos como aço inoxidável e algumas ligas metálicas como o cobalto , cromo e o titânio , por terem uma compatibilidade e durabilidade muito alta . Mas existem algumas desvantagens dos materiais metálicos como o caso do atrito que com o tempo acaba se desgastando e com isso o movimento da parte transplantada acaba diminuindo ou até podendo ter que tirar a parte transplantada .
...