Centro de Ciências Exatas - Departamento de Química
Por: Giovana Limonta • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 707 Palavras (3 Páginas) • 403 Visualizações
Maringá, 20015
Centro de ciências exatas- Departamento de química
Engenharia Civil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Química Experimental- Turma 02
Introdução:
Padronizar uma solução é torna-la padrão, são consideradas soluções padrão aquelas que possuem concentração exatamente conhecida. Para conhecer a concentração exata de uma solução, é necessário utilizar outra solução de concentração conhecida chamada de solução padrão que reaja com a solução de concentração desconhecida (amostra). A adição desta amostra sobre a padrão usando uma bureta é conhecida como titulação.
Essa reação precisa ser acompanhada até o ponto em que ocorre o chamado ponto final da titulação, conhecido também como ponto de viragem. Com a ajuda de um indicador (fenolftaleína) a solução muda de cor quando todo o ácido é consumido, transformando a solução de transparente para cor-de-rosa. É exatamente neste ponto de virada que a titulação termina. Com os dados: concentração da solução padrão, a quantidade da amostra em que ocorreu o ponto de viragem e quantidade necessária da solução padrão para reagir completamente com a amostra, conseguimos assim calcular a concentração da amostra, antes desconhecida.
Procedimento:
Materiais:
-Bureta
_Garra metálica
- Suporte universal
- Pipeta volumétrica
- Água destilada
- Erlenmeyer
_ Hidróxido de sódio (NaOH)
- Fenolftaleína
- Ácido clorídrico (HCl)
Procedimentos Experimentais:
Primeiramente foi a bureta lavada utilizando pequenas quantidades de HCl, fixando em seguida, com o auxilio de uma garra metálica, a um suporte universal. Foi preenchido com a solução de HCl até pouco acima da marcação zero da escala, sendo aberta a torneira em seguida de modo a preencher a extremidade inferior, e a base de menisco do líquido.
Em um erlenmeyer de 250 ml foi adicionada a massa de Na2CO3 contida no envelope, acrescentando em seguida x ml de água destilada de modo a dissolver o carbonato de sódio. For acrescentado por fim 3 gotas de indicador alaranjado de metila.
Foi posicionado o erlenmeyer sob a bureta e escoado a solução de HCl, gota a gota, enquanto o erlenmeyer era agitado continuamente até que a sua coloração foi alterada da cor laranja para salmão. O processo foi realizado novamente, utilizando um envelope com a mesma quantidade de massa de bicarbonato de cálcio, a modo de confirmar os valores.
Discussão: Após a anotação dos valores de volume necessário, foi possível montar a seguinte tabela:
Tabela 1.1 -
Massa Na2CO3 (g) | Volume 1 HCL (ml) | Volume 2 HCl (ml) | Volume Médio HCl (ml) |
0,053 | 12,70 | 13,20 | 12,95 |
De apoio da equação balanceada da reação: Na2CO3 + 2HCl → 2NaCl + H2CO3 podemos criar a relação de:
0,053g Na2CO3 → x mols
106 g Na2CO3 → 1 mol
X= 5 x 10-4 mols de Na2CO3
Pela equação vemos que a cada 1 mol de Na2CO3 utilizado será necessário o uso de 2 mols de HCl, então para o experimento foi utilizado 10 x 10-4 mols de HCl.
...