CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
Por: Emily Carneiro • 28/8/2019 • Trabalho acadêmico • 723 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
Eletronica I
Emily Marinho Carneiro
RGU 11210613
Petropolis
2019
EXPERIÊNCIA N° 01
Introducao.
Um dos componentes mais utilizados na eletronica, sao os diodos semicondutores, tendo como caracteristica principal deixar que a corrente e seus terminais fluam de uma forma mais facil em uma direcao do que em outra.
Os diodos sao muito utilizadps em circuitos multuplicadores de tensao, ceifadores,ou em circuitos retificadores, responsaveis peça conversao de tensao de entrada alternada em uma saida de tensao continua.
Assim, para o estudo da eletronica, é mais que fundamental a importancia em entender as caracteristicas e como funcionam esses dispositivos denominados como diodo, o qualo trabalho é direcionado.
1 - ASSUNTO:
1.2 Determinação da curva característica de um diodo retificador.
Como a curva caracteristica do diodo nao é linear, as ferramentas matematicas tornam o processo de analise, de tensao e corrente sobre o dispositivo um pouco complexa.
Contudo, a analise de tensao e corrente sobre um diodo pode ser feita atraves dareta de carga tracada sobre a curva caracteristica do dispositivo, determinando o seu ponto de operacao, fornecendo assim tanto a tensao, quanto a corrente de operacao do diodo.
4.1 - Explicar porque o potencial de contato da junção p-n não pode ser medido simplesmente ligando-se um voltímetro nos terminais do diodo.
Não é possível medir diretamente o valor de Vγ aplicando um voltímetro conectado aos terminais do diodo pois essa tensão existem somente em uma pequena região próxima à junção. Assim, o componente é eletricamente neutro, uma vez que não foram acrescentados nem retirados portadores do cristal.
4.2 - Explicar fisicamente porque um diodo (junção p-n) funciona como retificador.
A corrente fornecida pelas empresas energéticas são alternadas, elas mudam sua polaridade entre positivo e negativo com uma frequência de 60 Hz. Porém, a maioria dos aparelhos eletrônicos que utilizamos, funciona somente com corrente contínua, ou seja, uma só polaridade. Dizemos que o diodo funciona como uma chave fechada (resistência zero) para uma polaridade da tensão de entrada e como uma chave aberta (resistência infinita) para a polaridade oposta. Sendo assim, a função do diodo em um circuito é deixar passar a corrente elétrica em apenas uma polaridade.
Exemplo
Após passar pelo diodo, a tensão passa a ter apenas uma polaridade:
4.3 - Escrever a equação que liga a tensão a corrente para um diodo p-n.
onde
q é a carga do electrão (≈ 1,6 10-19 C)
V a tensão aos terminais do díodo
k a constante de Boltzman (≈ 1,38 10-23 J /K)
T a temperatura absoluta
Is uma constante designada por corrente de saturação.
4.4 - Desenhar as características Volt-Ampére, na mesma escala, para diodos de germânio e de silício mostrando a tensão de limiar para cada uma delas.
...