TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIC Ufscar 2013 Resumo Dos Trabalhos De To

Monografias: CIC Ufscar 2013 Resumo Dos Trabalhos De To. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 9

Levantamento de Metodologias de Trabalhos de Terapia Ocupacional expostos no XXI CIC – UFSCar

1. CORRELAÇÃO ENTRE SENSIBILIDADE FUNÇÃO MANUAL E INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL PÓS – ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. Patti. Lucimara P.; Ferrigno, Iracema S. V. Método. Foram selecionados vinte sujeitos (n=20), com sequelas de AVE, que estiverem em processo de reabilitação. A coleta de dados foi realizada através de quatro instrumentos de medida: Índice de Barthel, Jebsen Taylor Hand Function, Dupla Estimulação Simultânea e Estereognosia.

2. ANÁLISE DA VARIABILIDADE DE MOVIMENTO EM JOGO DE IMERSÃO VIRTUAL. Mendes, Paulo V.B.; Ferrigno, Iracema S.V.F.; Barbosa, Cláudia D.P.; Sime, Mariana M.; Magna, Luis A. Método. Foram selecionados indivíduos saudáveis com faixa etária entre 18 a 30 anos. Acelerômetros tri axiais foram presos nos punhos de cada sujeito e monitoraram os movimentos realizados durante o jogo de boxe em dois momentos: 10 minutos de jogo, sentado; e 10 minutos de jogo, em pé. Foram realizadas 3 repetições de cada momento por sujeito, de forma randomizada. Os dados foram analisados descritivamente segundo Teste T de Student para amostras independentes. Participaram da pesquisa 8 sujeitos com dominância direita, com idades entre 20 e 28 anos, com o índice de massa corporal dentro dos limites da normalidade.

3. AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL INFANTO-JUVENIL NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO. Gasparini, Danieli A.; CID, Maria F.B. Método. A coleta de dados foi realizada no período de junho e julho de 2013 a partir da busca nas bases de dados Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e banco de Teses e Dissertações da CAPES. A pesquisa focalizou trabalhos publicados no período de 2003 a junho de 2013. A partir dos unitermos utilizados, foram encontrados 7 artigos nacionais, 24 teses/dissertações e 109 artigos internacionais, que estão sendo analisados a partir do Protocolo de registro das obras identificadas elaborado por Matsukura e Guadanhim (2012), adaptado para os objetivos do presente estudo.

4. ESTADO DA ARTE SOBRE JUVENTUDE NA PÓS-GRADUAÇÃO STICTO SENSU BRASILEIRA: LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SAÚDE Barbosa, Marina F.; Malfitano, Ana P. S.; Silva, Marina J.; Cassaro,

Amanda V. Método. Consiste em um estudo nos moldes de Estado da Arte, investigando a produção dos programas de Pós-Graduação brasileiros, tendo como recorte a Grande Área da Saúde, no período de 1987 a 2010. Intenciona-se compreender quais subáreas estão produzindo sobre a juventude, na Grande Área da Saúde, inventariar as temáticas mais recorrentes, além de recuperar as teses na íntegra, para organizar e disponibilizar os exemplares digitais das teses e dissertações encontradas, tornando possível o acesso a estes trabalhos com maior facilidade. Iniciou-se o levantamento através do acesso ao sítio eletrônico da CAPES, com descritores propostos: jovem, juventude, adolescente, adolescência, geração, (inter)geracional, maioridade, menoridade e minoridade. Após inventariar as teses e dissertações, houve uma seleção dos trabalhos a partir de critérios de inclusão no fio condutor da temática Juventude.

5. ATIVIDADES E RECURSOS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL. Poellnitz, Jéssica C. Von; Silva, Carla R.1. Método. As estratégias metodológicas adotadas se basearam nas análises das fontes de pesquisa, sendo elas, os Projetos Políticos Pedagógicos das IES, as ementas das disciplinas/unidades educacionais específicas para o ensino de atividades e recursos em Terapia Ocupacional; entrevistas estruturadas com os coordenadores de cursos das universidades alvo e questionários aplicados com os docentes das IES envolvidos com o ensino de atividades e recursos, indicados por cada coordenador. A partir de tais dados, foi possível categorizar todas as disciplinas ofertadas, conteúdos disciplinares, formatos e metodologias adotadas, relação entre conteúdo, carga horária/créditos e momento de formação na qual tal conteúdo é proposto e bibliografia utilizada, traçar o perfil de cada IES e do ensino de atividades e recursos e dos docentes que ministram este conteúdo.

6. FAMÍLIAS DE ADOLESCENTES EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: PRÁTICAS PARENTAIS, COTIDIANO E CONTEXTO FAMILIAR. Garcia, Nara R. P.; Cid, Maria Fernanda B. Método. Foram participantes, 19 responsáveis por adolescentes vinculados a um Programa de Medidas Socioeducativas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para coleta de dados foram utilizados três instrumentos, sendo eles: Questionário de Identificação do Adolescente, Questionário de Atividades Cotidianas (QAC) e Inventário de Estilos Parentais (IEP).

7. PESSOAS ADULTAS COM AUTISMO E SUAS FAMÍLIAS: DEMANDAS E POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO EM SERVIÇOS.

Gonçalves, Stefânia S.; Matsukura, Thelma S.; Rosa, Fernanda D. Método. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: (a) identificação de serviços disponíveis voltados a autistas em idade adulta e, (b) caracterização do dia a dia de autistas adultos e seus familiares e identificação de demandas desta população. Para a primeira etapa foi realizado um levantamento, através da rede mundial de computadores e contatos telefônicos, de serviços de saúde, educacionais e/ou outros, voltados a autistas em idade adulta e suas famílias localizados no estado de São Paulo-SP. Todos os serviços ativos foram contatados e informações relativas aos mesmos foram registradas. Na segunda etapa, participaram do estudo 6 familiares de pessoas autistas adultas, localizados a partir de instituições que oferecem atendimento a esta população em uma cidade de médio porte do Estado de São Paulo. Foram realizadas entrevistas diretamente com os principais cuidadores dos autistas adultos, abordando sobre o cotidiano das famílias e do próprio autista, suas demandas, expectativas, dentre outros. Os dados advindos das entrevistas foram analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

8. ESTADO DA ARTE SOBRE JUVENTUDE NA PÓS-GRADUAÇÃO STICTO SENSU BRASILEIRA: LEVANTAMENTO DE PESQUISADORES E GRUPOS DE PESQUISA NO CAMPO DAS INVESTIGAÇÕES SOBRE JUVENTUDE E SAÚDE. Cassaro, Amanda C. V.; Malfitano, Ana P. S; Silva, Marina J.; Barbosa, Marina F. Método. O presente trabalho insere-se no campo do Estado da Arte, buscando levantar as pesquisas realizadas na Pós-graduação brasileira acerca dos temas juventude e saúde. Integra a pesquisa “Estado da Arte sobre Juventude e Saúde na Pósgraduação Brasileira”, voltando-se para o levantamento de teses e dissertações defendidas na Grande Área de Saúde, conforme classificação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com