COMPARATIVO DE PRODUTIVIDADE E CUSTO DE EXECUÇÃO ENTRE PAREDE DE BLOCO CERÂMICO E DE GESSO ACARTONADO (DRYWALL)
Por: Igor Ferreira • 18/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 3.001 Palavras (13 Páginas) • 343 Visualizações
COMPARATIVO DE PRODUTIVIDADE E CUSTO DE EXECUÇÃO ENTRE PAREDE DE BLOCO CERÂMICO E DE GESSO ACARTONADO (DRYWALL)
Igor Santos Ferreira[1]
Leonardo Silva Freitas[2]
RESUMO
A construção civil passa por um momento delicado, de pouco desenvolvimento, baixa nas vendas e margens apertadas de lucros. Dentro desse cenário a análise da produtividade é de grande importância para garantir às empresas do setor uma possibilidade de competitividade e ganhos de lucros maiores.
Tendo em vista essa necessidade, este artigo através do estudo de uma das atividades que demanda maior tempo de execução e maior desperdício em obras tenda dar um direcionamento para tomada de decisões que aumente a produtividade geral de uma obra e diminua consequentemente o custo total do empreendimento.
Palavras-chave: Gesso Acartonado. Drywall. Alvenaria. Produtividade
1 INTRODUÇÃO
No ano de 2015 por estar passando por um momento econômico delicado conforme Construção & Mercado (2015), o ganho da produtividade, com qualidade, passa a ser a forma mais sustentável de obterem-se avanços competitivos e econômicos no setor. Produtividade está associada ao processo produtivo e engloba diversos recursos, como mão-de-obra, materiais, técnicas construtivas e recursos financeiros e está ligada a gerar produção física e agregar valor ao produto final (CBIC/FGV, 2012).
A produtividade é um fator preponderante para a sobrevivência da construção civil. Esta variável é de suma importância para os custos de uma construção, tendo influência direta no PIB (Produto Interno Bruto) do Setor. Segundo Souza (2006) a indústria da Construção Civil corresponde a 18% do PIB Brasileiro, e isso mostra a importância do setor no cenário brasileiro e a importância do estudo da produtividade e de suas variáveis.
A execução da alvenaria em obras residenciais e comerciais demanda tempo considerável do empreendimento por influenciar o início de outras atividades subsequentes. A escolha do método construtivo está diretamente associada a diminuição de tempo e custo de produção. Segundo PINI (2009) A vedação vertical, na maioria das construções é a etapa do cronograma executivo em que mais acontece desperdícios de materiais. Associado a esta informação temos que a mão-de-obra é calculada em custo horário, e quanto menor o tempo para se produzir determinado serviço menor o custo agregado a ele. Com isso acredita-se que a utilização de novas tecnologias auxilia no desenvolvimento de serviços, tornando-os mais produtivos e baratos.
No serviço de vedação vertical, também denominada de paredes ou alvenaria, podem ser usados diversos materiais, equipamentos e técnicas. Conforme Alle & Iano (2009) as características esperadas de tais matérias devem atender a critérios de resistência, durabilidade e abrandamento de fluxos de calor e umidade. As paredes internas, como um subsistema da edificação, segundo Ching & Adams (2001) devem ter a capacidade de comportar a passagem de fiações e tubulações, resistir a sobrecargas de revestimentos, e fornecer isolamento acústico.
Dentro dos critérios esperados para um bom desempenho do sistema de vedação vertical temos, foram escolhidos para analise, dois sistemas construtivos muito utilizados no Brasil, a alvenaria de bloco cerâmico, que já chegou a ser utilizada por 90% do mercado de vedação segundo Pini(2002) e as paredes de gesso acartonado que veem ganhando cada vez mais espaço no mercado. O objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação técnica comparativa entre os dois sistemas, analisando a forma de execução, fatores envolvidos no processo produtivo e características do produto final. Desta forma é possível obter valores relativos a produtividade e consequentemente a custos que possam servir de parâmetro para a escolha entre a utilização de uma das duas técnicas construtivas em um empreendimento.
2 PRODUTIVIDADE E CUSTOS
2.1 CONCEITO
A produtividade está inteiramente ligada ao campo de produção. Ela está relacionada com a faculdade de produzir determinado bem ou produto no menor tempo possível, com o menor custo e utilizando o mínimo de recurso humano. Toda vez que faz-se uma análise entre o resultado obtido e o esforço demandado para alcança-lo temos um índice de produtividade. Segundo Souza (2006) quanto maior o esforço para obter-se um resultado, menos produtiva está sendo a tarefa realizada, como mostra a figura 1.
Dentro da ótica da produtividade existe um fator que impacta diretamente nos resultados, e este está ligado à qualidade dos resultados obtidos. Segundo Souza (2006) realizar rapidamente “certas coisas”, aumenta a produtividade e torna o trabalho eficiente, porem realizar rapidamente as “coisas certas” torna o trabalho eficaz, melhorando assim, qualitativamente sua produtividade e refletindo no resultado final do conjunto. Com essa visão a produtividade nada mais é do que a eficácia em produzir produtos ou serviços que atendam a um critério pré-estabelecido de processo.
2.2 IMPORTANCIA
O estudo da produtividade aliado ao conhecimento dos custos é de extrema importância para quem precisar tomar decisões e decidir como devem ser executados determinados serviços. A través dessa informação é possível analisar a melhor solução a dar para os problemas existentes na obra.
Figura 1 - Produtividade Ruim x Produtividade Boa.
[pic 1]
Fonte: SOUZA, 2006
Segundo Souza (2006) existe também um caráter social por trás do estudo da produtividade quando se analisa o esforço utilizado para produzir através das entradas financeiras e de mão de obra, e os benefícios recebidos pela sociedade com a utilização do empreendimento construído.
3 ALVENARIA DE BLOCO CERÂMICO
Cerâmica vem da palavra grega “Kéramos” (terra queimada) e é um dos materiais mais antigos utilizados pelo homem. Segundo a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de cerâmica para revestimentos, louças sanitárias e congêneres) existem peças datadas com mais de 10 mil anos.
Para ser executada uma parede são necessários de 2(dois) materiais básicos, o bloco cerâmico e a argamassa de assentamento, constituída de areia, cimento e água. A argamassa é utilizada para fazer a ligação entre os blocos, tornando o sistema uma estrutura monolítica. A execução do serviço, para ser considerada finalizada, depende de um tempo de cura da argamassa, característico de sistemas que necessitam de água para ser executado.
...