Comparativo de custo entre concreto armado e eps
Por: valdevinosf • 8/11/2022 • Artigo • 5.956 Palavras (24 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1] | Comparativo de custo e produtividade dos métodos construtivos em EPS e concreto armado Comparison of cost and productivity of construction methods in EPS and reinforced concrete |
Mendes, J. M. 1; Pereira, B. S.2 Graduandas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil Rodrigues, P. B. F. 3 Professora Ma., Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil 1janainamoreiramendes39@gmail.com; 2 brendas.10@hotmail.com; 3 priscilla @pucgoias.edu.br | |
RESUMO: A utilização de materiais não convencionais tem se tornado cada dia mais habitual às obras de pequeno e médio porte, pelo fato da redução de tempo de execução e menor custo, ganhando um espaço cada dia maior no mercado. Nesse sentido, a presente pesquisa é um estudo de caso que compara o custo de materiais e mão de obra do Sistema Monolítico em EPS, com o de concreto armado e vedação em bloco cerâmico de alguns serviços. A abordagem metodológica adotada nesta pesquisa foi estudo de caso sobre uma residência unifamiliar com um pavimento de uma construtora goiana, com experiência em construções no sistema construtivo analisado. Com os dados obtidos, e comparando as etapas construtivas estudadas, o método de edificação utilizando EPS apresentou economia de 12,61%, quando comparado com o sistema construtivo de concreto armado e vedação em bloco cerâmico. Palavras-chaves: Sistema Monolítico, Sistema Construtivo, Material não-convencional, EPS. ABSTRACT:The use of non-conventional materials has become more frequent in small and medium-scale work projects, due to shorter time execution and lower budget requirements. As such, this research is a case study that compares the cost of materials and labor in the Monolithic System in EPS material with the reinforced concrete and ceramic block sealing one. The methodological approach adopted in this research was a case study focused on a family residence with a floor built by a construction company from Goiânia. This company has experience with the analyzed construction system. With the obtained data, and by comparing the studied construction steps, the building method using EPS has revealed a 12,61% economic rate when compared to the reinforced concrete constructive system and ceramic block sealing one. Keywords: Monolithic System, Constructive System, non-conventional material, EPS. Área de Concentração: 01 – Construção Civil. |
INTRODUÇÃO
Por muitos anos e, até mesmo atualmente, o método de construção em blocos cerâmicos é o mais utilizado na construção civil. Mas, o crescente impacto ao meio ambiente e a falta de matéria prima têm exigido pela busca de novas técnicas construtivas, propiciando a sustentabilidade, qualidade e agilidade nas construções (PONCIANO E SILVA, 2019).
Nesse contexto, com a implementação de novos métodos sustentáveis em todos os setores, o
Poliestireno Expandido vem ganhando espaço na construção civil. Pode ser utilizado como formas para a concretagem, como parede estrutural e parede de vedação, com a intenção de criar algo inovador, de baixo custo, sustentável e autoportante (JUNIOR, 2018).
EPS é a sigla de Expanded PolyStyrene ou Poliestireno Expandido, em que foi descoberto pelos químicos Fritz Stastny e Karl Buchholz em 1949, na Alemanha. No Brasil é conhecido como “Isopor®”, marca registrada da Knauf (ABRAPEX, 2016).
[pic 2][pic 3]
Dentre alguns sistemas construtivos com este material, podemos destacar o método ICF, constituído por blocos de EPS, desenvolvido na Alemanha no início de 1950. Logo surgiu o painel monolítico na Itália, por volta de 1980 com o principal objetivo de atender às situações climáticas da região, para fornecer um melhor conforto. Chegou ao Brasil no final do século XX (MOURA E SANTOS, 2019).
Com esses novos métodos de construção, é de grande valia que as empresas busquem constantemente melhorias para serem complementadas nas suas técnicas construtivas, sendo importante que se desenvolvam novos estudos para melhor manuseio do material em EPS no canteiro de obra, identificando suas viabilidades de custo e produtividade, vantagens e desvantagens, além de métodos de execução.
Nesse sentido, a presente pesquisa em um estudo de caso compara o custo de materiais e mão de obra do Sistema Monolítico em EPS com o de concreto armado e vedação em bloco cerâmico de alguns serviços. Foi utilizado como objeto de pesquisa uma residência unifamiliar, localizada na cidade de Senador Canedo/GO.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O poliestireno é um componente do grupo das resinas termoplásticas, derivada do petróleo, sua composição química é obtida através de reações de polimerização, isto é, reação em que os monômeros reagem entre si, de maneira a combinarem suas moléculas, assim formando outras maiores. Tal polímero quando exposto a alta temperatura torna-se mais viscoso e, portanto, moldável (JACQUES, 2010).
Em função da sua diversidade de aplicação, o percentual de consumo do EPS tem crescido constantemente nas últimas décadas. A Associação da Indústria Química do Brasil (ABIQUIM), 2017, apresenta um levantamento em que, especificadamente no Brasil, o Consumo Aparente Nacional (CAN) e a produção de EPS, quando comparado com os anos de 1999 e 2017, teve um crescimento significativo, com uma taxa anual de 4,0% e 4,8%.
Pelo fato de ser um material 100% reaproveitável e reciclável, o EPS tem ganhado notoriedade, levando o campo da construção civil a se reinventar em suas técnicas construtivas, buscando opções sustentáveis levando a redução de materiais em obras, gerando assim menor impacto ao meio ambiente (AIRES, et al., 2018).
De modo a trazer conforto térmico ao ambiente, o EPS é formado por células fechadas e preenchidas por ar, fazendo com que haja dificuldade na transferência de temperatura de uma área para outra, e esse
...