CROMATOGRAFIA EM FASE GASOSA
Por: Jislaine Ortolan • 20/9/2017 • Relatório de pesquisa • 706 Palavras (3 Páginas) • 346 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA QUÍMICA E FARMÁCIA
RELATÓRIO 6 – CROMATOGRAFIA EM FASE GASOSA
SÃO LEOPOLDO
2016
RESUMO
Este relatório tem como objetivo a separação de misturas, baseado no diferencial de migração das substâncias sobre uma fase fixa. Esse processo consiste apenas em uma substância capaz de fixar em sua superfície a substância que está sendo separada, e um solvente fluido que ‘’arrasta’’ o material a ser isolado. Ela pode ser utilizada para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separação dos componentes de uma mistura.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 MATERIAIS E MÉTODOS 5
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 6
5 conclusão 8
6 Referencias 9
1 INTRODUÇÃO
A cromatografia é uma análise quantitativa, essa análise química tem a finalidade geral a identificação de substâncias e a separação-purificação de misturas.
A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma móvel e uma estacionária.
Para os casos em que a fase móvel usada é líquida, a operação é designada por cromatografia líquida (LC), para a separação de compostos mais voláteis a cromatografia gasosa (CG), que usa uma fase móvel gasosa, é uma técnica de alta aplicabilidade. São as forças físicas e químicas que atuam entre os solutos e as duas fases (móvel e estacionária) que são responsáveis pela retenção dos solutos na coluna cromatográfica.
Á medida que a fase móvel elui sobre a fase estacionária os solutos são separados de acordo com a afinidade das forças intermoleculares, iônica entre outras, para ocorrer interação com as fases, eluindo primeiro os que têm maior afinidade com a fase móvel e de seguida os que têm maior afinidade com a fase estacionária. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas. Como a maioria das substancias separadas são incolores, utiliza-se um revelador, as manchas podem ser reveladas por meio de luz UV, vapores de iodo, soluções de cloreto férrico e tiocianoferrato de potássio fluorescências, radioatividade (CIENFUEGOS, et al, 2000).
2 OBJETIVOS
Aplicar a cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (GC/MS) para analisar os ácidos graxos do azeite de oliva.
MATERIAIS E MÉTODOS
Utilizou-se para a realização da aula prática os materias abaixo:
- Centrifuga refrigerada;
- Agitador de tubos tipo vortex;
- Pipeta automática de 20 a 200 μL;
- Balança analítica;
-Tubos de centrifuga de 20 mL com tampa;
-Pipetas graduadas de 2 e 5 Ml
- Vial de 2,0mL com tampa
- Solução de hidróxido de potássio 2 M em metanol (grau cromatográfico);
- Solução saturada de cloreto de sódio;
...