CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL PONTE DE PALITO
Por: Renata Reginaldo Rabelo • 8/10/2019 • Relatório de pesquisa • 728 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA – GOIÁS
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
PONTE DE PALITO
Itumbiara
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
3. METODOLOGIA 2
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 3
5. ANEXOS 5
REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
O desafio da ponte de palito consiste na construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palito de churrasco e cola. Tem como objetivo intensificar a aplicação prática de conceitos dos conhecimentos básicos de Estática e Resistência dos Materiais para resolver problemas de Engenharia;
A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 100 cm, com peso máximo de 750 g. Onde a equipe vencedora será a que conseguir a maior carga aplicada na ponte antes do seu rompimento. Este relatório tem como objetivo, demonstrar os passos realizados na elaboração da ponte de palito para o desafio. Serão descritas as atividades realizadas, demonstrando o conhecimento adquirido durante a sua realização.
2. DESENVOLVIMENTO
As pontes são obras destinada a carregar trafego sobre obstáculos à continuidade de uma via. (GORGES,2005)
O desafio da ponte feita de palito tem o intuito de motivar os alunos a empregar os conhecimentos obtidos em sala de aula na prática. No geral, o desafio consiste em mostrar um passo a passo da construção do protótipo de uma ponte feita de palito bem como o esboço do projeto, cálculos utilizados. Para confeccionar a ponte foi realizada pesquisas, abordagem dos conhecimentos de física e matemática e o programa ftool.
3. METODOLOGIA
O tamanho do palito de churrasco é de 25 cm. Foi estabelecido que terá um tubo de PVC para água fria de 3/4” de diâmetro e 20 cm de comprimento para facilitar o apoio destas extremidades sobre as faces superiores (planas e horizontais) de dois blocos colocados no mesmo nível e barra de aço de construção de 10 mm de diâmetro e de comprimento igual a 20 cm fixado na região correspondente ao centro do vão livre que não serão contabilizados no peso total da ponte. A definição da geometria da ponte já foi estabelecida no edital que seria ponte treliçada, sendo necessário decidir somente o modelo da mesma (FIGURA 1).
FIGURA 1: MODELO DA PONTE
[pic 3]
FONTE: AUTORES DO RELATÓRIO
Para realizar o dimensionamento das barras utilizou-se o programa ftool (ANEXO 1). Conhecendo as forças em cada uma das barras, o próximo passo foi definir a quantidade de palitos que cada barra deveria ter para que não se rompesse. Utilizando o programa ftool a ponte foi dimensionada para suportar 100KN, sendo módulo de elasticidade da madeira que constitui o palito E = 3500 Mpa, para o cálculo do dimensionamento dos palitos foi levado e m consideração a tensão de ruptura do palito de 35 Mpa com diâmetro médio 3,5 mm e peso médio 1,375 g.
...