CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Por: Arthur Medeiros • 7/4/2022 • Abstract • 948 Palavras (4 Páginas) • 100 Visualizações
Nome da Instituição aqui
CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
ARTHUR
INDUSTRIA 4.0
BELO HORIZONTE
2020
ARTHUR
INDUSTRIA 4.0
Trabalho apresentado ao curso técnico em automação industrial
BELO HORIZONTE
2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. AUTOMAÇÃO E CONTROLE AMBIENTAL 5
3. IOT – INTERNET DAS COISAS 5
4. IMPACTO DA INDUSTRIA 4.0 EM NOSSAS VIDAS 6
5. CONCLUSÃO 7
6. REFERENCIAS 7
INTRODUÇÃO
Mudanças nos processos produtivos vem ocorrendo ao longo dos anos. Conforme aumentam as necessidades do ser humano, foi possível através do uso da tecnologia a ampliação dos processos produtivos, otimizando sua capacidade e eficiência. As três primeiras revoluções trouxeram a produção em massa, linhas de montagem, eletricidade e tecnologia da informação.
A indústria 4.0 foi o nome dado a quarta revolução industrial, sendo caracterizada pelo conjunto de tecnologias que englobam o mundo físico, digital e biológico. De forma clara, o objetivo da indústria 4.0 é interligar todos os setores e equipamentos, utilizando a maneira com que as maquinas se comunicam para criar um mapa de dados com informações sobre o processo que otimizam a linha de produção. Este conceito trouxe à tona um novo significado que impulsionará a automação industrial a um novo patamar jamais visto pela indústria.
AUTOMAÇÃO E CONTROLE AMBIENTAL
Ultimamente o ser humano tem tido uma preocupação maior com o uso do planeta. O meio ambiente esta cada vez mais em discursão quando se trata de desenvolvimento industrial nas grandes metrópoles, uma pauta recorrente é o aquecimento global, desperdício suas causas e consequências.
Já foi comprovado que a interferência do homem no uso de recursos do planeta é um fator determinante para o aumento do aquecimento, contudo a necessidade sobre o consumo de produtos manufaturados é indispensável em nossa existência. Para solucionar este problema foram estudadas maneiras em que as indústrias continuem a produzir de forma mais limpa. A adição de filtros, reciclagem e troca de matéria prima, por outras biodegradáveis ajudou, porém ainda é um pequeno passo.
A indústria 4.0 apresentou novas formas de processamento, as quais foram necessárias para o aumentar a capacidade produtiva, eliminação de erro humano, redução do custo de manutenção, baixo custo de fabricação e otimização do ciclo de fabricação.
Devido ao fato de as indústrias serem responsáveis por grande parte da emissão de gases, retirada de recursos naturais e utilização de produtos tóxicos, a utilização da tecnologia da automação viabilizou soluções ambientais para o destino dos resíduos pós processamento. Entre as diversas aplicações da tecnologia da automação pode-se citar um melhor desempenho na aquisição de dados, controle e supervisão de sistemas, qualidade da água, telemetria, gás, energia, iluminação e destino dos resíduos sólidos.
IoT – INTERNET DAS COISAS
A internet das coisas foi o nome dado a revolução tecnológica que começou na década de 90. O seu principal objetivo é conectar os equipamentos mais utilizados no dia a dia em uma rede mundial de computadores.
Com esta tecnologia já é possível saber o tempo médio de viagem, possíveis desvios de percurso, diminuição do tempo ocioso e de espera e programar próximos passos a serem executados. Quando se fala de internet das coisas é necessário perceber que estamos falando de uma mudança que já vem acontecendo e que atua em todas as áreas de nossas vidas.
...