CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL FUNDAMENTOS DA ELETROTÉCNICA
Por: Matheus Lima • 12/11/2017 • Relatório de pesquisa • 575 Palavras (3 Páginas) • 298 Visualizações
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI
CETIND – LAURO DE FREITAS
PROJETO OI (OFICINA DE IDEIAS)
CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
FUNDAMENTOS DA ELETROTÉCNICA
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - 54066
MATEUS GOMES BARBOSA LIMA
ROGÉRIO BRITO DE OLIVEIRA
LAURO DE FREITAS
2017
MATEUS GOMES BARBOSA LIMA
ROGÉRIO BRITO DE OLIVEIRA
PROJETO OI (OFICINA DE IDEIAS)
Trabalho de Conclusão da Unidade Curricular Fundamentos da Eletrotécnica do Curso Técnico em Automação Industrial do SENAI CETIND para obtenção da nota da referida Unidade Curricular, sob orientação do Prof. Rafael Soares.
LAURO DE FREITAS
2017
RESUMO
O trabalho é uma pesquisa teórica e se propõe a efetuar um projeto para a elaboração de algo que inove no meio social tecnológico por meio de energia renovável e energia sem dependência de terceiros. O estudo procura mostrar o a diferença entre uma bateria com utilização de energia através de terceiros e energia gerada manualmente. Os resultados obtidos sinalizam no sentido de que a produção precisa prosseguir e aperfeiçoar-se.
SUMMARY
The work is a theoretical research and proposes to carry out a project for the elaboration of something that innovates in the technological social environment through renewable energy and energy without dependence of third parties. The study seeks to show the difference between a battery with third-party power usage and manually generated energy. The results show that production needs to be continued and improved.
Sumário
INTRODUÇÃO1
OBJETIVO GERAL2
OBJETIVO ESPECÍFICO2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES2
ANEXOS3
PROJETO OFICINA DE IDEIAS: BATERIA PORTÁTIL
INTRODUÇÃO:
Os smartphones não são equipados com baterias tão potentes e acabam não durando o tempo que desejariam os usuários. Pensando nisso, alternativas como as baterias do tipo power bank estão se tornando populares para gadgets com Android, iOS e Windows Phone. Sempre que for necessário, basta conectar o dispositivo portátil no celular ou tablet para ganhar mais algumas horas de uso longe da tomada. Porém, ao estudarmos uma bateria portátil, podemos compreender que se depositarmos certa quantidade de carga nela, após algumas horas essa carga vai se desgastar e a carga que deveria ser utilizada antes tende a não ser utilizada na mesma intensidade. A partir dessas idéias que coletamos é que chegamos à conclusão de que podemos produzir a nossa energia manualmente para recarregar, por exemplo, um smartphone.
OBJETIVO GERAL:
Baterias power bank são parecidas com os modelos de íons de lítio que acompanham os smartphones, mas com uma diferença fundamental: elas podem tanto fornecer quanto receber recarga de energia por meio de portas USB. Através dessa pesquisa elaborada pela equipe em questão, percebemos que ao viajarmos para locais onde não há energia, para recarregarmos o smartphone é necessário que haja uma bateria portátil. Visando atingir um público em massa (que abrange todos os públicos da sociedade), buscamos transformar uma bateria que recebe energia de terceiros, em uma bateria manual, onde ela independe de uma tomada para funcionar, e funciona de forma fácil, ecológica e econômica, uma vez que o custo para a produção é baixo, se comparado a uma bateria portátil que compramos em lojas de eletrônicos.
...