TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  31/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

SENAI – SÃO MIGUEL DO OESTE

CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

[pic 1]

TIAGO MÜLLER

CLIMATIZAÇÃO: EM BUSCA DO CONFORTO PARA PRODUZIR MAIS

Tunápolis – SC

2018

TIAGO MÜLLER

CLIMATIZAÇÃO: EM BUSCA DO CONFORTO PARA PRODUZIR MAIS

Projeto apresentado ao Curso Técnico em Automação Industrial como requisito parcial para aprovação.

Orientação: Maristela Schleicher Silveira

Tunápolis – SC

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         3

1.1 JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        4

2 CRESCIMENTO POPULACIONAL        5

3 CLIMATIZAÇÃO:PRESSÃO NEGATIVA        6

4 APLICAÇÃO DO PROJETO        7

5 CRONOGRAMA        8

6 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        

1 INTRODUÇÃO

Com a expectativa de vida em ascensão, devido aos avanços da medicina, cuidados com a saúde, saneamento ambiental entre outros fatores, o número de habitantes no mundo vem aumentando.

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), com a taxa atual de crescimento populacional de aproximadamente1,2% ao ano, a população mundial no ano de 2050, ultrapassará a marca de 9 bilhões de habitantes.

Baseado nessas informações, precisamos encontrar uma forma de conseguir abastecer o mercado alimentício, para garantir a refeição de cada dia de todos os habitantes.

Na contramão do crescimento populacional, a mão de obra especializada vem diminuindo cada vez mais. Maquinas cada vez mais modernas vão aparecendo, substituindo inúmeros trabalhadores, porém exigindo mais de quem vai operar a mesma. Tudo isso para buscar produzir mais, em menos área, com menor custo, porém garantindo a qualidade do produto final.

1.1JUSTIFICATIVA

Com o passar dos anos, devido ao aumento da demanda de alimentos no mundo, o custo de produção da matéria-prima e dos alimentos vem aumentando cada vez mais, fazendo com que o sistema de produção busque produzir cada vez mais, com menos.

Com base nisso, busco desenvolver um sistema de climatização para granjas multiplicadoras de suínos, atendendo as normas do bem estar animal, oferecendo aos animais uma maior faixa de conforto, consequentemente aumentando a produção e diminuindo o seu custo.

1.2 OBJETIVOS

  • Buscar  uma solução para o abastecimento alimentício;
  • Melhorar o sistema de produção;
  • Interpretar o funcionamento do sistema de pressão negativa;
  • Apresentar a automação na suinocultura.

 

2 CRESCIMENTO POPULACIONAL

Com o crescimento populacional e o aumento da expectativa de vida, surge a preocupação com o abastecimento alimentício. Novas tecnologias foram implantadas e aperfeiçoadas no decorrer dos anos, com a finalidade de produzir mais em menor tempo, com mais qualidade.

Outro grande motivo para a implantação das tecnologias foi à falta de mão de obra qualificada nos mais diversos setores da produção de alimentos. E assim, a partir dessas dificuldades começou a entrar no mercado a automação dos setores produtivos.

No setor da produção de alimentos, um dos que recebeu grandes investimentos foi o da suinocultura, a qual possui um ciclo complexo, que exige muitos cuidados. Um dos fatores predominantes para o ciclo de produção é o conforto térmico dos animais. O qual influencia diretamente no seu desenvolvimento.

3 CLIMATIZAÇÃO: PRESSÃO NEGATIVA

Pensando no conforto térmico, surgiu à climatização automatizada destes galpões, a climatização por pressão negativa, que consiste num sistema de sucção da massa de ar quente para fora do galpão, substituindo essa massa de ar quente por uma massa de ar refrigerada, substituindo assim, a ventilação natural e a ventilação forçada.

O sistema totalmente automatizado, é comandado por um Controlador Lógico Programável (CLP), que controla a umidade relativa do ar no ambiente, velocidade do vento, retirando também o gás amônia, que acaba sendo prejudicial para o desenvolvimento dos animais.

O CLP é alimentado por sondas de Temperatura (T) e sondas de Temperatura e Umidade (TU), através delas ele faz a leitura dos dados no ambiente, e então, libera os comandos para a ligação dos equipamentos necessários para manter a temperatura e umidade dentro dos padrões requisitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (249.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com