CURSO TÉCNICO EM CELULOSE E PAPEL
Por: Júnia Krauspenhar • 14/7/2019 • Trabalho acadêmico • 1.462 Palavras (6 Páginas) • 201 Visualizações
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO GOMES JARDIM
CURSO TÉCNICO EM CELULOSE E PAPEL
EDUARDO SCOTTI; FÁBIO NUNES; FÁBIO SILVEIRA; FILIPE ARGENTA; GUILHERME FERREIRA; JÚNIA KRAUSPENHAR; MURILO BRASIL; RÔMULO BARBIERI; VINÍCIUS RODRIGUES.
MEDIÇÃO TRIDIMENSIONAL
Guaíba
2019[pic 1]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. METROLOGIA 2
3. MEDIÇÃO TRIDIMENSIONAL 2
3.1 Máquina de Medir Coordenada (MMC) 3
3.1.1 Benefícios da MMC com Computador 4
3.1.2 Comparativos de Tempos de Medição 5
4. APLICAÇÃO DA MEDIÇÃO TRIDIMENSIONAL NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL 6
5. CONCLUSÃO 6
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 7
[pic 2][pic 3]
- INTRODUÇÃO
As realizações tecnológicas na área industrial estão muito ligadas ao aparecimento de novas necessidades e este trabalho visa apresentar o sistema de medição tridimensional através de uma máquina de medir coordenadas.
Esse sistema é muito utilizado por indústrias pelo fato de possuir um tempo de medição mais curto e significativo do que os sistemas convencionais, além de ter baixas margens de erros por não ter a necessidade de utilizar vários instrumentos.
- METROLOGIA
A metrologia é a ciência das medições que abrange todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a exatidão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade dos produtos e serviços através da calibração de instrumentos e da realização de ensaios. Além de ser uma ferramenta imprescindível para avaliar a conformidade de produtos e processos, garantia de justas relações de trocas e assegurar reconhecimento nacional e internacional.
Há três grandes áreas que a metrologia se enquadra: metrologia cientifica, metrologia industrial e metrologia legal. A metrologia cientifica utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que tem por base padrões nacionais e internacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica. A metrologia Industrial controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados. A metrologia legal esta relacionada a sistemas de medição usados nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.
- MEDIÇÃO TRIDIMENSIONAL
O sistema de medição tridimensional é caracterizado por três eixos perpendiculares entre si, chamados de X, Y e Z, e que definem um sistema coordenado de três dimensões. Sendo assim, um ponto no espaço é projetado no plano de referência, onde se definem duas coordenadas (X, Y) e a terceira à altura perpendicular a esse plano (Z) conforme figura abaixo.
Figura 1 - Sistema Coordenado Tridimensional
[pic 4]
Esse sistema de medição tridimensional traz importantes benefícios, tais como aumento de exatidão, economia de tempo e facilidade de operação.
- Máquina de Medir Coordenada (MMC)
Para a realização da medição tridimensional, utiliza-se uma máquina de medir coordenadas (MMC) a qual é amplamente usada na indústria por sua capacidade de determinar com exatidão as três dimensões dos mais variados objetos. Esse tipo de medição permite a comparação e a análise de um modelo físico de determinado componente em relação ao que foi desenhado, garantindo que o resultado final seja idêntico ao projeto.
Figura 2 - Máquina Medir Coordenada (MMC)
[pic 5]
O funcionamento de uma máquina de medir coordenadas consiste de uma base de referência rigorosamente plana, sobre a qual desliza horizontalmente um corpo guiado no sentido “Y” e outro corpo perpendicular a esse no sentido “X”. Há um terceiro corpo, que se movimenta verticalmente, no sentido “Z” e é perpendicular aos anteriores.
A MMC possui acoplado um sensor especial (mecânico, eletrônico ou óptico) que entrará em contato com a peça que será medida, movimentando-se de acordo com a capacidade da máquina. O movimento de cada eixo é registrado por um sistema de leitura eletrônico mostrado digitalmente.
Os sensores são acoplados ao extremo inferior do eixo vertical (Z) e sua seleção deve estar de acordo com a geometria, o tamanho e o grau de exatidão da peça.
- Sensores mecânicos: são rígidos, geralmente fabricados de aço temperado e com diversas formas geométricas em sua extremidade de contato, assim permitindo fácil acesso ao detalhe da peça que será verificada. Os mais comuns são cônicos, cilíndricos, com esfera na ponta e tipo disco.
- Sensores eletrônicos: são unidades de apalpamento muito sensíveis, ligados eletronicamente aos contadores digitais. Ao fazer contato com a peça que será medida, a ponta de medição, por efeito de uma pequena pressão, desloca-se angularmente e produz um sinal elétrico que congela a indicação digital, mostrando o valor da coordenada de posição do sensor.
- Sensores ópticos: quando a peça ou um detalhe dela é muito pequeno, impossibilitando a utilização de sensores normais, o ponto de medição pode ser determinado com o auxilio de microscópio ou projetor de centrar, acoplado do mesmo modo que os outros sensores. Nesse caso, o sinal elétrico para definir as coordenadas é emitido com o auxilio de um pedal.
- Benefícios da MMC com Computador
A técnica de medição tridimensional com o auxílio de um computador oferece uma série de benefícios:
...