Caixa Econômica Federal
Tese: Caixa Econômica Federal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EDIMILSON2014 • 18/11/2014 • Tese • 731 Palavras (3 Páginas) • 475 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
EDIMILSON PEREIRA FERNANDE S
TODOS PRECISAM DE UM BANCO SOCIAL:
Um empresa em busca do melhor para um país .
IPUBI/PE
2013
EDIMILSON PEREIRA FERNANDES
TODOS PRECISAM DE UM BANCO SOCIAL:
Uma empresa em busca do melhor para um país
Trabalho desenvolvido ao
Fim do primeiro bimestre
do curso de Gestão Financeira, apresentado
à Universidade paulista – UNIP.
IPUBI-PE
2013
Caixa Econômica Federal (CEF), também conhecida como Caixa Econômica ou apenas Caixa é uma insttuição financeira sob a forma de empresa pública do governo federal brasileiro, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília (DF) e com filiais em todo o território nacional. É um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.
Integra o Sistema financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal, submetendo-se às suas decisões e à disciplina normativa ao Ministro da Fazenda, e à fiscalização do Banco Central do Brasil. Conta em caráter excepcional com serviços bancários autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Suas contas e operações estão sujeitas a exame e a julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU).
Foi criada em 12 de janeiro de 1861 por Dom Pedro II com o nome Caixa Econômica e Monte de Socorro. Seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial. Esta característica diferenciava a instituição de outras da época, que agiam no mercado sem dar segurança aos depositantes ou que cobravam juros excessivos dos devedores. Deste modo, a Caixa rapidamente passou a ser procurada pelas camadas sociais mais populares, incluindo os escravos, que podiam economizar para suas cartas de alforria. Assim, desde o início, a empresa estabeleceu seu foco no social. Porém os empréstimos sob penhor só foram possíveis no ano de 1934 quando o Presidente Getúlio Vargas ordenou que a mesma pudesse ser feita, aniquilando outras instituições particulares que cobravam juros altíssimos pelo mesmo serviço.
Hoje em dia, é o maior banco público da América Latina[focado também em grandes operações comerciais, mas ainda assim não perdendo seu lado social, uma vez que é centralizadora de operações como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa
...