Calor Especifico
Por: thaispascoa • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 388 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
THAIS CRISTINA PASCOA PEREIRA RA: 5126405
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS IV
RELATÓRIO DE CALOR ESPECIFICO
UBERABA-MG
2015
Relatório 03 – FFQ IV
01) Pesquise algumas aplicações do calor específico na engenharia.
Calor específico é uma grandeza física intensiva que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. O calor especifico é aplicado principalmente na área civil, como construções civis, cálculos de estruturas, revestimentos, fachadas, isolamento térmico e acústico entre outros.
02) Explique a diferença entre brisa marítima e brisa terrestre, em termos de calor específico.
Brisa marítima
A brisa marítima é um fenômeno diário, sopra do mar para a terra durante o dia e em sentido contrário à noite. Durante o dia a temperatura da terra se eleva mais rapidamente que a da água. Isso acontece porque o calor específico da água é maior que o da terra. Ou seja, é necessário maior quantidade de calor para elevar de 1º C a temperatura de certa massa de água, do que elevar de 1º C a temperatura da mesma massa de areia. As camadas de ar que estão em contato com a areia se aquecem mais, ficam menos densas e sobem. Seu lugar é ocupado pelo ar frio que está em contato com a água. Surge assim uma brisa, do mar para a praia.
Brisa terrestre
À noite, o movimento se inverte. Devido, ainda, aos diferentes valores de calor específico, a terra esfria mais rapidamente. A água demora mais para esfriar. Assim, à noite, o ar mais quente é o que está em contato com a água. Por ser menos denso, ele sobe, dando lugar ao ar mais frio que está em contato com a praia. Produz-se então a brisa da terra para o mar.
03) Explique por qual motivo físico, o terceiro balão demorou mais para estourar.
A água no interior do balão "absorve" a maior parte do calor fornecido pela chama, não deixando que a temperatura da borracha aumente muito. Assim, a borracha não enfraquece o suficiente para não aguentar a pressão exercida pelo ar. A água é uma boa "armazenadora" de calor porque tem uma elevada capacidade calorífica. No dia a dia, sabemos o tempo que demora e a quantidade de calor necessária para levar a água ambiente à ebulição (100 ºC). Ou seja o calor especifico da água é maior que o do ar.
...