Capital Intelectual
Monografias: Capital Intelectual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karinas3 • 2/5/2013 • 1.792 Palavras (8 Páginas) • 1.020 Visualizações
O QUE É CAPITAL INTELECTUAL?
Diversas pessoas tem dificuldade para definir corretamente o Capital Intelectual e acabam confundindo com o conhecimento adquirido pelas pessoas, a equipe mesmo num primeiro momento pensou que se tratava apenas do conhecimento adquirido.
A seguir vamos definir o que é Capital Intelectual:
Capital Intelectual é formado por: capital humano, capital estrutural e capital dos clientes.
- Capital Humano: são a qualificações, habilidades, conhecimento e a criatividade das pessoas.
- Capital Estrutural: é a parte que pertence a empresa como os bancos de dados e os manuais de procedimentos.
- Capital dos Clientes: o valor da franquia, do relacionamento com os clientes, a lealdade deles à marca da empresa, o quanto ela conhece a necessidades de seus clientes e antecipadamente resolve seus problemas.
De forma resumida podemos dizer que:
Capital Intelectual = valor de mercado – valor patrimonial
E você sabia dessa definição ou pensava que se referia apenas ao conhecimento adquirido? Deixe seu comentário.
Que tal você nos ajudar a definir melhor Capital Intelectual para o Wikipédia, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_intelectual), pois lá a definição está confusa e incompleta.
**Considerando que o capital é o elemento que possuimos para começarmos no empreendimento, seja dinheiro, imoveis e outros, capital intelectual é o conjunto do conhecimento que advem das informações e junto com os bens inici agrega valores que com inteligência serão utilizados habilidades para que o capital inicial cresça e com isso atinja lucros e reservas investidos da filosofia da empresa.
**A confusão acontece, pois muita gente confude capital intelectual com capital humano, já que o capital humano é o diferencial das empresas. Capital intelectual é a soma dos capitais de clientes, humano eestrutural. Podemos dizer que o capital humano é entendido como todo investimento feito pelo indivíduo em sua formação intelectual, qualificando, aumentando sua produtividade e exercendo uma função
econômica. Para uma melhor compreensão do tema, sugiro a leitura desse livro:
EDVINSSON, Leif; MALONE, Michael S. Capital Intelectual: descobrindo o valor real de sua empresa pela identificação de seus valores internos. São Paulo: Makron Books, 1998.
AUSÊNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL NA MAIORIA DAS EMPRESAS
Em nossa opinião há falta de informação sobre o Capital Intelectual na maioria das organizações.
Dentro da própria equipe não identificou-se uma experiência de Capital Intelectual, como a maioria de nós trabalha em pequenas e médias empresas isso nos levou a duas questões:
1. Porque será que a maioria das empresas de pequeno e médio porte não tem uma política de Capital Intelectual?
2. Será que é tão caro ter uma política de Capital Intelectual?
Acreditamos que não, ainda mais se fomos levar em conta o custo benefício de uma Gestão de Capital Intelectual.
Implementar uma política de Capital Intelectual está mais relacionado com uma mudança de pensamento dos administradores e gestores para que a empresa tenha em seu planejamento estratégico o objetivo de aplicar essa gestão na prática.
NO CAPITAL INTELECTUAL O PROFISSIONAL É VALORIZADO
Essa semana enquanto eu fazia divulgação do blog para alguns amigos, pude notar que mesmo pessoas que não são da área demonstraram interesse em saber mais sobre o que é o Capital Intelectual.
Esse é um tema muito atual,porém é pouco divulgado. A idéia de mensurar intangíveis chama a atenção das pessoas pois eles englobam muitas coisas.
Leonardo Muniz, 24 anos estudante de Ciência da Computação, fez uma abordagem do tema dizendo que:
“Diante da valorização do conhecimento ficou claro que podem copiar máquinas, produtos, mas não o capital intelectual”
Achei muito interessante colocar essa afirmação no blog, com o intuito de mostrar que quando a organização valoriza o capital intelectual, o profissional também é valorizado.
O intelecto tornou-se um alvo de fonte de renda para as organizações, sendo uma ferramenta que apenas o ser humano possui.
CAPITAL INTELECTUAL EM TODAS AS ÁREAS
Em entrevista concedida para a revista Profissão Mestre, Mirshawka fala sobre a importância do capital intelectual e mostra o caminho para as escolas reterem seus melhores professores. Vale a pena ler, até mesmo para entender uma outra abordagem do Capital Intelectual.
Concordo com ele, principalmente, na parte que o profissional do século XXI precisa colocar o trabalho acima do ego, não pode deixar que a competitividade entre as pessoas interfira no desempenho profissional da equipe.
Concordo com ele. Acredito que o trabalhao vai sempre além. Você não pode ver o trabalho como o “seu ganha pão”. Você precisa ver como uma nova oprtunidade, um novo empreendimento, uma subida de valores, uma agregação de valores.
Aperfeiçoamento profissional como estratégia para vencer a concorência
Pessoal está comprovado, pela Eurofarma, que a empresa investindo no seu colaborador consegue além de um aumento significativo nos lucros, também consegue um diferencial a mais da concorrência.
O colaborador motivado, sentindo que faz parte da empresa, vai além do seu potencial, criando competências novas e mantendo as atuais.
Confira no link abaixo o que a Eurofarma fez investindo no maior patrimônio da empresa:
http://www.rh.com.br/ler.php?cod=4978&org=3
CAPITAL HUMANO
Em minha opinião o conhecimento das pessoas e tudo o que constitui o Capital Humano está se tornando o recurso mais importante para as empresas.
Isso significa que talentos precisam ser mantidos e desenvolvidos, a cada dia surge uma idéia nova, uma forma de ver diferente, você conhece uma pessoa com um potencial diferenciado que poderá ser mantido e desenvolvido.
Muitas
...