Capítulo 2: Análise De Sistemas Operacionais
Exames: Capítulo 2: Análise De Sistemas Operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitor.pizzuto • 7/4/2014 • 338 Palavras (2 Páginas) • 377 Visualizações
Alguns sistemas operacionais são mais indicados para o uso em terminais comuns (Windows), devido a sua facilidade de manuseio e não será necessário fazer treinamento para que os funcionários se adequem a plataforma. Já o sistema operacional dedicado a servidores (Linux) tem maior segurança, além de não ter custos. O seu único problema é a necessidade de se contratar funcionários especializados em manusear esta plataforma. Customizável, open source e seguro, estes devem ser os requisitos para a adoção desta plataforma.
Windows:
1-) Custo;
É necessário adquirir licenças para cada terminal em que for empregado, o que pode acabar comprometendo o orçamento. Porém, não será necessário gastar com treinamento para o pessoal, já que a plataforma já é bem disseminada no mercado, além de ser de fácil manuseio.
2-) Manutenabilidade;
Baixo custo de manutenabilidade, pois não é necessário pessoal especializado para a realização da maioria das manutenções no sistema.
3-)Compatibilidade;
Plataforma compatível com a maioria dos softwares e hardwares disponíveis no mercado.
4-) Segurança;
Devido a sua alta adesão no mercado, também se faz necessário uma maior precaução no uso com a internet, devido a programas maliciosos que podem danificar a rede ou o próprio terminal.
Linux
1-) Custo
Não é necessária a compra de licenças (para a maioria das distribuições), porém a necessidade de adaptação a plataforma pode ser um empecilho, pois problemas podem ocorrer, além de ser necessário fazer um treinamento para o uso da plataforma, o que pode sair um pouco caro.
2-) Manutenabilidade;
Médio custo, pois será necessário a contratação de pessoal especializado na plataforma, a fim de sanar dúvidas ou problemas.
3-) Compatibilidade;
Alguns softwares ou hardwares podem não ser compatíveis com esta plataforma. Softwares genéricos, como o Open Office, não possui o mesmo desempenho que o Microsoft Office, além deste último não ser compatível com esta plataforma. Será necessária a execução de emuladores (Wine) para que alguns softwares funcionem na plataforma.
4-) Segurança;
Devido a sua baixa adesão por parte da maioria dos usuários, são poucas a ameaças existentes, mas isto não isenta a cautela do usuário, pois existem ameaças, porém são poucas, em comparação com a plataforma concorrente.
...