Características do tratamento de Água
Por: ivogtneto • 13/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.420 Palavras (10 Páginas) • 220 Visualizações
Curso de Engenharia Ambiental
Metodologia do estudo científico
[pic 3]
Data
30/05/2017
Caracterização da potabilidade da água que chega as residências de Humaitá-AM em 2017
DATA
30/05/2017
Sumário
Título do Projeto PIBIC 4
Introdução 4
Justificativa 5
Objetivos 5
Revisão bibliográfica 5
Saneamento básico 5
História do abastecimento de água 6
Problemas da distribuição de água 8
Importância do tratamento da água de abastecimento 8
Metodologia 10
Cronograma de Atividades 11
MATERIAIS 11
Expectativa da pesquisa 11
Referências bibliográficas 13
Título do Projeto:
Caracterização da potabilidade da água que chega as residências de Humaitá-AM em 2017 |
Resumo
Potabilidade da água: verificar a potabilidade da água significa analisá-la para saber se o consumo é seguro, ou seja, se a ingestão da água pode ou não trazer riscos à saúde do consumidor. Toda água destinada ao consumo humano deve obedecer aos padrões de qualidade estabelecidos na Portaria 2914 do Ministério da Saúde. Segundo a Portaria 2914 a verificação da potabilidade é dividida em classes de análises, sendo as mais frequentes as análises físico-químicas da Tabela de padrão de potabilidade para substâncias químicas que representam risco à saúde (Anexo VII) e as análises bacteriológicas do da Tabela de padrão microbiológico da água para consumo humano (Anexo I).
Introdução
Uma análise feita de água coleta de lugares específicos para assim obter informações sobre a qualidade da água e os microrganismos que vivem nela, assim conseguindo ideias de como combater e onde combater a proliferação patógenos.
A Política Nacional de Saneamento Ambiental (PNSA) define saneamento básico como o conjunto de ações com o objetivo de alcançar níveis crescentes de salubridade ambiental, compreendendo o abastecimento de água; a coleta, o tratamento e a disposição dos esgotos e dos resíduos sólidos e gasosos e os demais serviços de limpeza urbana; o manejo das águas pluviais urbanas; o controle ambiental de vetores e reservatórios de doenças e a disciplina da ocupação e uso do solo, nas condições que maximizem a promoção e a melhoria das condições de vida nos meios urbano e rural (“ANTEPROJETO de Lei”, 2004). Todo cidadão brasileiro tem direito a essas condições básicas de saneamento, assegurado pela Lei nº 11.445 (2007) que estabelece o marco regulatório para o saneamento. Este trabalho vai abordar apenas os serviços que se referem à tratamento e abastecimento de água potável desde a captação até o reservatório.
Em 2015 a população mundial era de 7,3 bilhões de pessoas e cerca de 663 milhões de pessoas ainda não tinham acesso a fontes de água potável, e apenas 139 países, o acesso a fontes de água potável atingiu 90% da população, em 3 países, mais de 50% da população utilizavam fontes inadequadas de água (WHO, 2015).
No Brasil cerca de 35 milhões de pessoas nem sequer têm acesso a água tratada no País, como revela o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos de 2014. É notório que a falta de acesso à esse tipo de saneamento básico, atinge ainda hoje uma parcela significativa de pessoas no Brasil e no mundo (SNSA, 2014).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2011) aponta que cidades de pequeno porte, de até 50.000 habitantes e densidade demográfica menor que 80hab./km², são as mais atingidas com a falta, ou a má prestação de serviços de saneamento básico, em especial o abastecimento de água potável (IBGE, 2011).
Justificativa
Essa iniciação de projeto se dá pelo fato de que a cidade de Humaita se encaixo no estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2011) que aponta que cidades de pequeno porte, são as mais atingidas com a falta, ou a má prestação de serviços de saneamento básico, em especial o abastecimento de água potável (IBGE, 2011).
Objetivos
Geral:
Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade da agua olhando os componentes na mesma com a ajuda da tecnologia
Especifico:
Identificar se há alguma contaminação durante o percurso que a agua faz, comparando a agua que sai da estação de tratamento da cidade de Humaitá e a agua que se encontra nas residências.
Revisão bibliográfica
Saneamento básico
Saneamento básico tem por definição garantir condições de salubridade e conscientizar a população de sua importância para o bem estar físico, mental e social de todos. Sendo salubridade definida como estado de higidez (estado de saúde normal) em que vive a população urbana e rural, tanto no que se refere a sua capacidade de inibir, prevenir ou impedir a ocorrência de endemias ou epidemias veiculadas pelo meio ambiente, favorecendo o pleno gozo de saúde e bem-estar. (“ANTEPROJETO DE LEI”, 2004).
Outra definição é a trazida pela lei do saneamento básico (lei nº 11.445, 2007) que estabelece as diretrizes básicas nacionais para o saneamento), que o define como o “conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de” abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais.
As diretrizes do saneamento básico são:
Abastecimento de água às populações, com a qualidade compatível com a proteção de sua saúde e em quantidade suficiente para a garantia de condições básicas de conforto;
...