Carro Eletrico
Ensaios: Carro Eletrico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: petersondsds • 20/11/2014 • 1.795 Palavras (8 Páginas) • 537 Visualizações
Introdução
De objeto de conforto á vilão da sociedade, os carros são os principais motivos de poluição no Brasil, em cidades como São Paulo e Salvador os carros são causadores de até 90% da poluição (Dados da CETESB). Em São Paulo a vida média das pessoas caiu dois anos quando em comparação aos anos anteriores, e isso deve - se ao nível de poluição atualmente existente na cidade, apesar de São Paulo possuir os maiores índices de poluição ocasionados por carros, ela não é única no Brasil com o crescimento elevado de venda de carros, os mesmos estão lotando o trânsito e consequentemente a queima de seus combustíveis fósseis estão trazendo sérios problemas para o Planeta.
Visando diminuir toda essa poluição causada pelos veículos é que se começa a pensar em um futuro com carros elétricos, que podem a vim substituir os carros usados atualmente e a melhor parte é que não causam tanta poluição, porém se esses veículos elétricos são tão bons assim, porque que eles estão em um processo tão lento? Quais são as reais vantagens e desvantagens que eles trazem?
Os postos de combustíveis são responsáveis por uma grande parte do lucro do país, o que leva o governo dar muito mais apoio para a continuação da produção de combustíveis fosseis do que aos veículos elétricos que dispensam esses combustíveis poluidores. Enquanto no brasil o processo de fabricação ainda é lento, nos países europeus já é realidade, em Portugal por exemplo já existe 30 mil carros puramente elétricos, esse sucesso pode ser atribuído ao grupo EDP (Energias de Portugal), que conseguiram implantar esses carros com sucesso em Portugal e já veem no Brasil um futuro promissor para esses carros, a EDP está investindo em pesquisas que visam a possibilidade da implementação de veículos elétricos. Há um ano e meio para o termino das pesquisas a EDP já possui um eletroposto de cargas lentas e rápidas, onde eles abastecem taxistas que utilizam carros elétricos puros, em troca de fornecimentos de dados para as pesquisas. A princípio o objetivo é fazer um levantamento de dados para fazer um workshop que discutirá o projeto e apresenta-lo as autoridades do setor elétrico.
O principal problema que os carros elétricos têm que enfrentar no Brasil é a falta de investimento do governo, pois a Associação de Classe dos Produtores de Etanol, estão fazendo uma grande influência no governo, e enquanto o mundo está correndo para um mercado elétrico, o Brasil continua com uma política de investimento do etanol e do álcool.
Porém mesmo se tivessem esse investimento do governo os eletropostos, trazem uma grande desvantagem desses veículos, que é o tempo que se leva para carregar completamente um carro, logo no começo dessa tecnologia existia apenas os eletroposto de carga lenta que leva entre 6 a 8 horas poder conseguir carregar um carro, porém com investimentos e pesquisas, conseguiram diminuir esse tempo para 25 minutos, porém ainda é um tempo muito grande para se ficar parado em um posto, ainda mais com a pressa do dia a dia que está cada dia maior.
Ao fazer a análise de algumas pesquisas realizadas pelo EDP, chegou -se a conclusão que o melhor método, era instalar esses eletropostos em casa, pois as pessoas preferem carregar o carro de madrugada, da mesma forma que é feita com os celulares, pois é o período em que estão dormindo e não utilizarão o carro, esse dado é muito importante pois a empresa de energia da região precisa saber o horário que estarão em uso, já que ocorrerá um pico da corrente, e ao verificar no site da ONS pode-se perceber que esse poderia até ser um horário indicado, pois é quando o consumo de energia está mais baixo.
Princípios de funcionamento
Existem diferentes modelos de carros elétricos - todos têm em comum, claro, um motor movido a eletricidade. Mas a eletricidade pode vir de diferentes fontes: de baterias, da queima de combustíveis tradicionais, como a gasolina, ou da reação química do gás hidrogênio. Dos modelos já testados até agora, o carro elétrico movido a hidrogênio é o mais viável. Além de ter emissão de poluentes zerada, ele já tem uma performance compatível com a dos carros tradicionais. Sim, o modelo não é mais ficção científica. Existem cerca de 100 protótipos de carros e 80 de ônibus com essa tecnologia em universidades e centros de pesquisa pelo mundo, muitos deles em testes. Existem até modelos de linha, como o Honda FCX. Apesar das vantagens, o preço é mais chocante que uma descarga de 220 V: cerca de 1 milhão de dólares! "Ainda é preciso muita pesquisa sobre os componentes, mas o preço tende a abaixar. A velocidade com que isso vai acontecer depende da urgência com que os governos vão abordar os problemas ambientais", afirma o professor Ennio Peres da Silva, coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Unicamp, que desenvolve o Vega, protótipo brasileiro de carro elétrico movido a hidrogênio.
O motor elétrico é um dispositivo que converte energia elétrica em energia mecânica. O princípio de funcionamento do motor elétrico envolve conceitos de eletromagnetismo como força magnética sobre um condutor retilíneo.
O torque produzido pelo motor é diretamente proporcional à corrente elétrica fornecida ao motor. Portanto, variando-se a corrente, é possível controlar o torque e, consequentemente, a velocidade do motor e do veículo. O controle da corrente é feito pelo conversor de potência que utiliza componentes eletrônicos que suportam correntes e tensões altas. O conversor de potência utiliza a energia armazenada na bateria e fornece para o motor, mas de forma que a corrente elétrica seja controlada.
Bateria elétrica
A bateria é o elemento crítico do veículo elétrico, pois é responsável pelo maior peso e volume ocupado no veículo. Os tipos de baterias usadas nos veículos elétricos são de chumbo ácido, níquel metal híbrido, lítio íon, níquel zinco e níquel cádmio. Ainda não existe um consenso sobre o melhor tipo de bateria. As empresas produtoras de baterias e os centros de pesquisa estão desenvolvendo baterias que proporcionem uma maior autonomia (em km rodados) e um menor tempo de carga.
Projeto
Com o objetivo de demonstrar os benefícios que os carros elétricos podem trazer para o futuro da sociedade, a equipe decidiu produzir um veículo elétrico em miniatura, juntamente com um mini eletroposto, sintetizando o conceito básico que está sendo estudado.
Um motor em miniatura que utiliza corrente contínua funciona através da eletricidade, enquanto os
...