Protótipo de carro elétrico
Por: steehzinha • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 2.094 Palavras (9 Páginas) • 514 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PROTÓTIPO DE GUINDASTE HIDRÁULICO
COM SERGINGAS E ELETROÍMÃ
SÃO PAULO
2014
ANDRESSA ALVES VIEIRA DA SILVA – RA: B935JF3 TURMA: EC4S39
LILIAN ROCHA SILVA NASCIMENTO – RA: T387AG7 TURMA: EC4S39
NATHÁLIA CRISTINA MARQUES MAIA – RA: B8321A7 TURMA: EC4R39
RITA CÁSSIA VIEIRA DA SILVA – RA: B852DF7 TURMA: EC4S39
ROSELENE GONÇALVES GARCIA – RA: B734HJ6 TURMA: EC4R39
SAMUEL OLIVEIRA FILHO – RA: B86DHG3 TURMA: EC4S39
STÉFFANY DE SOUZA CARVALHO – RA: B803479 TURMA: EC4R39
VICTOR NEIGRI HELENO – RA: B800EB1 TURMA: EC4R39
WILLIANS BARROCO DOMINGOS – RA: B6942A0 TURMA: EC4R39
PROTÓTIPO DE GUINDASTE HIDRÁULICO
COM SERGINGAS E ELETROÍMÃ
Trabalho de aproveitamento de curso de graduação em Engenharia Civil, quarto semestre, matéria Atividades Práticas Supervisionadas.
SÃO PAULO
2014
“Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu.”
(Nietzsche)
RESUMO
Buscando nos aprofundar acerca do tema que nos foi proposto, nós futuros Engenheiros, mergulhamos em pesquisas diversificadas para obter o conhecimento necessário para a construção do protótipo de um guindaste hidráulico.
O maior desafio estava em seguir todas as normas da construção, no entanto, com os conhecimentos adquiridos através de pesquisas e todo engajamento absorvido nas aulas, aplicamos com êxito nossas noções na execução do projeto. O que se assemelha ao funcionamento de robôs guindaste reais.
A partir da relação com os estudos buscamos layouts que nos propiciassem melhor aproveitamento da pressão exercida nas seringas utilizadas, fazendo assim com que o movimento acontecesse. Temos então, um projeto no qual, simultaneamente e devidamente isolados, existe um braço mecânico que é impulsionado por meio da hidráulica e um eletroímã em sua ponta que tem a função de segurar a carga e transportá-la, aplicando assim, conceitos de elétrica.
Palavras chave: Robô, Guindaste, Protótipo, Braço Mecânico, Eletroímã, Seringa,
Hidráulica, Elétrica, Movimentação de Cargas.
ABSTRACT
Seeking delve on the topic that was proposed, we future engineers, dive in diversified research to obtain the necessary knowledge to build the prototype of a hydraulic crane.
The biggest challenge was to follow all rules of construction, however, with the knowledge gained through research and engagement absorbed all the lessons, we apply our notions successfully implement the project. What resembles the actual operation of crane robots.
From the relationship to pursue studies in layouts that provide for better utilization of the pressure in the syringes used, thus making the movement happen. We then have a project in which both adequately insulated, there is a mechanical arm that is driven by hydraulics and an electromagnet at its tip which has the function to handle the load and carry it thus applying concepts electric.
Keywords: Robot, Crane, Prototype, Mechanical Arm electromagnet Syringe,
Hydraulic, Electrical, Material Handling.
LISTA DE TABELAS
LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O trabalho que segue tem em seu escopo desenvolver teoricamente com base em revisões bibliográficas, tópicos acerca das etapas que foram essenciais para a construção do protótipo de um guindaste hidráulico com seringas e eletroímã, enfatizando imagens, cálculos e a diversidade de material utilizado.
Todo o contexto será apresentado inicialmente abordando o fato de que a construção de um guindaste hidráulico real é simples e o mesmo pode executar tarefas que de outro modo seriam impossíveis. Ao observar um guindaste em funcionamento é praticamente impossível saber o peso que ele está ascendendo, pois trabalha com objetos de muitas toneladas com uma facilidade incrivelmente relativa. Num consenso, um guindaste consegue em média erguer objetos que tem um peso equivalente a ele mesmo.
Na composição do trabalho, tivemos a correlação da engenharia mecânica, engenharia hidráulica (principalmente) e a engenharia elétrica, isto é, nossas pesquisas estão fundamentadas nessas áreas, pois assim foi mais simples desmembrar conhecimentos e aplica-los de forma satisfatória aos docentes que prestigiaram o protótipo no seu curso no campo de prova.
Esperamos que assim como a execução do trabalho nos agregou tanto conhecimento, você leitor, ao observar cada etapa, possa engajar-se sobre o tema de forma tão satisfatória como a nossa.
2. OBJETIVOS
O presente trabalho tem como tema a construção de um protótipo de um guindaste hidráulico, formulado com seringas e eletroímã para a movimentação de uma carga em um circuito pré-estabelecido, para comprovar e analisar o funcionamento dos guindastes reais.
O protótipo teve de ser constituído contemplando os itens descritos no manual, ou seja, seu braço deveria alcançar todos e quaisquer pontos delimitados no circuito demonstrado para o campo de prova, além de ter o chaveamento do eletroímã. E como informação adicional, o guindaste deveria funcionar com os sistemas hidráulico e elétrico agindo isolados um do outro.
O cerne da elaboração desse projeto está na revisão teórica acadêmica e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas matérias de Fenômenos de Transporte, Complementos de Física e Dinâmica dos sólidos, para que haja a inserção dos discentes no meio da pesquisa científica, onde desde então, o estudante colocará em prática os conceitos acadêmicos necessários para projetos futuros em escalas maiores na área profissional.
3. METODOLOGIA
Como metodologia foi utilizada a busca por informações em trabalhos similares, para assim, poder agregar o que já havia sido engajado em sala de aula. No início, o grupo foi atrás de vídeos e tutoriais de montagem de guindastes e por meio de pesquisas, até mesmo com quem já havia elaborado um protótipo semelhante, estabelecemos alguns materiais para utilizar.
...