Categorização de pesquisa
Artigo: Categorização de pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vani118 • 4/11/2014 • Artigo • 760 Palavras (4 Páginas) • 352 Visualizações
Categorização de pesquisa.
A presente pesquisa tem como objetivo trabalhar a cerca de conceitos de tecnologia mais especificamente, formados por professores de escola pública, já que os conceitos são variados e por muitas vezes a tecnologia é ligada apenas ao computador.
A pesquisa foi realizada através de questionários em dois momentos distintos: no primeiro momento nós respondemos a três questões a cerca da tecnologia: O que é tecnologia?;Para a que a tecnologia na sociedade e na escola?; Porque trabalhar com a tecnologia na escola? (anexo). E, o segundo momento, duas professoras de uma escola pública responderam a outras três questões que sobre tecnologias educacionais que são: O que é tecnologia?; Porque trabalhar com a tecnologia na escola?; Quais os tipos de tecnologias presentes na escola à disposição do trabalho do professor em sala de aula?
A aprimoração da técnica nos seus diferentes aspectos está ligada diretamente no avanço da tecnologia, gerando facilidades para a vida humana. Tais avanços vêm contribuindo cada vez mais para melhoria da educação formal e informal.
As inovações tecnológicas ocorrem em um ritmo acelerado que, além dos fatores tradicionais de produção, como capital, terra e trabalho, é fundamental identificar e gerir de forma inteligente o conhecimento das pessoas nas organizações.
Vários conceitos de tecnologia são criados, um que chama atenção é o de BRUNO apud BRITO (2007, p.37) quando diz que Tecnologia é: “Um processo contínuo através do qual a humanidade molda, modifica e gera a sua qualidade de vida[...]”.
Fundamentando as respostas obtidas no questionário podemos constatar que Brito está correto quando diz:
“Os vínculos entre práticas educativas e tecnologias estreitam-se consideravelmente no mundo contemporâneo, ao menos, por duas fortes razões: os avanços tecnológicos na comunicação e informática e as mudanças no sistema produtivo envolvendo novas qualificações e, portanto, novas exigências educacionais.” (2007, p.33)
Pois, quando perguntamos às professoras o que é tecnologia? A professora “X” respondeu que “é o avanço da tecnologia”,(Y) mostrando que não há uma formação continuada reciclando os conceitos dos docentes, levando-se em conta que a professora X, já está perto da aposentadoria.
Em torno dessa mesma pergunta, nós estudantes de Pedagogia, respondemos de acordo a vários conceitos que vimos no decorrer do curso. Aonde vimos que a tecnologia vem das mais simples ferramentas.
Quando perguntadas por que trabalhar com a tecnologia na escola? A professora “X” respondeu: “Para desenvolver a capacidade de raciocínio, a habilidade.” e, a professora ”Y”. responde que: reafirmando assim, a citação de BEHRENS apud BRITO (2007, p.35) quando diz:
” Neste momento de globalização mundial, continuamos a tratar a formação do professor com discursos vazios de uma prática apropriada e significativa. Reverter esse papel perante a sociedade é uma tarefa árdua.”
Como já foi dito anteriormente, a reciclagem do professor, pode ajudar a preencher esse discurso vazio, principalmente quando se fala a respeito de tecnologia.
A ultima questão foi quais os tipos de tecnologia presentes na escola a disposição do
...