Certificação de obras de cabo estruturado
Artigo: Certificação de obras de cabo estruturado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regioofreitas • 3/9/2014 • Artigo • 662 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
ertificação de obras de cabeamento estruturado
O que é realmente uma certificação?
O cabeamento estruturado de sua empresa está certificado? Antes de responder a essa pergunta, temos que responder a outra: o que é uma certificação de cabeamento? Normalmente há muita confusão em torno desse tema. Existem várias certificações possíveis para um cabeamento estruturado. Vamos analisar algumas delas.
Testes de Certificação
Essa modalidade é a mais básica das certificações. Segundo a ANSI/EIA/TIA, é um teste obrigatório em toda instalação de cabeamento. Consiste em utilizar um aparelho, chamado de cable scanner, para se testar todos os pontos instalados da rede. O scanner está programado para realizar todos os testes requeridos pelas normas (ANSI/EIA/TIA ou ISO/IEC) e compará-los aos valores padrões. Para cada ponto testado é gerada uma página de relatório que detalha o resultado da análise e exibe um status, que pode ser "PASSA" ou "FALHA".
É muito desejável que 100% dos pontos testados exibam o status "PASSA"
Também é importante que os testes sejam realizados de acordo com a categoria do cabeamento instalado. De nada adianta testarmos um cabeamento Categoria 6 utilizando o scanner configurado para teste em Categoria 5e. Todas as conexões ópticas também devem ser testadas. O teste requerido por norma é o de atenuação óptica, feito com um conjunto Power Meter & Fonte de Luz. O resultado da perda óptica de cada link de fibra, medido em dB, deve ser entregue como parte da documentação. Opcionalmente, pode-se realizar testes com OTDR, que irão documentar fielmente a instalação.
Exija de seu instalador uma cópia - impressa ou em mídia - de todos os testes realizados após a finalização da obra. Guarde esses testes para posterior consulta caso seja detectada alguma falha.
Certificação de obra
Esse tipo de certificação é o mais completo, pois abrange todo um procedimento especial, que pode envolver o integrador, o distribuidor e o fabricante da solução de cabeamento.
Para esse tipo de certificação ser possível, todos os produtos de cabeamento da instalação devem ser fornecidos pelo mesmo fabricante, garantindo o desempenho e a compatibilidade.
Geralmente o procedimento de certificação de obra inclui:
○ Geração de uma documentação completa da obra que inclui plantas, testes de certificação, memorial descritivo, formulários e até mesmo cópias das Notas Fiscais de compra - para comprovar a procedência dos materiais.
○ Vistoria à obra realizada por um auditor independente que irá atestar que a solução implantada segue as recomendações das normas pertinentes e do fabricante envolvido. O auditor deve ser credenciado pelo fabricante em questão e deve possuir sólidos conhecimentos na área de cabeamento estruturado.
Além disso, para que uma obra seja certificada, a mesma deve ser instalada por um integrador credenciado pelo fabricante e que esteja em dia com os treinamentos do fabricante.
...