Cerveja: Processo industrial
Por: LehDe • 15/9/2016 • Monografia • 6.900 Palavras (28 Páginas) • 480 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIENCIAS AGRÁRIAS E TÉCNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
ANDRÉ SERENATO LEAL
FRANCIELLE CRISTINA DE FARIAS
LETÍCIA DEMOGALSKI
MARCELA YASMINI MACHADO
CERVEJA: PROCESSO INDUSTRIAL
PONTA GROSSA
2016
ANDRÉ SERENATO LEAL
FRANCIELLE CRISTINA DE FARIAS
LETÍCIA DEMOGALSKI
MARCELA YASMINI MACHADO
CERVEJA
Monografia apresentada a professora Dra. Marina Tolentino Marinho para obtenção da nota parcial na diciplina de Introdução a Engenharia de Alimentos, no curso de Engenharia de Alimentos.
PONTA GROSSA
2016
Resumo
O objetivo deste trabalho foi aprender mais sobre a cerveja e seus processos de fabricação, até chegar no mercado. Abordando sua história, legislações vigentes para essa bebida. Diferenciando alguns tipos variados de cervejas, entender mais sobre a importância dessa bebida para a economia brasileira, movimentando-a para um dos setores que mais empregam trabalhadores. E ainda detalhando alguns dos benefícios para o ser humano.
Palavras-chave: Cevada; lúpulo; amargo; maltagem; mosto; álcool; lei da pureza.
Abstract
The aim of this study was to learn more about beer and its manufacturing processes, to reach the market. Addressing its history, current legislation for this drink. Differentiating some different types of beers, understand more about the importance of this drink for the Brazilian economy, moving it to one of the sectors that employ workers. And further detailing some of the benefits for humans.
Key-words: Barley; hop; bitter; malting; must; alcohol; Purity Law.
Sumário
- Introdução 01
- Histórico 02
- Legislação brasileira 04
- Matérias primas da cerveja 08
- Água 08
- Lúpulo 08
- Levedura 09
- Outros cereais, maltados ou não 09
- Processos da Fabricação 11
- Maltagem 11
4.2.1.Mosturação 11
4.2.2.Fervura ou ebulição do mosto 13
4.3.Fermentação 13
4.4.Maturação 14
4.5.Pateurização 15
4.6.Fluxograma 16
- Tipos de cerveja 22
- Mercado cervejeiro 23
- O consumo no Brasil e no mundo 24
- Momento atual 24
- Benefícios da cerveja 27
- Conclusão 29
Referências 30
Sumário de imagens
Figura 1: Gráfico: Participação do setor no PIB 22
Figura 2: Cadeia produtiva 24
Figura 3: No setor cervejeiro 24
1. Introdução
A história da cerveja começou com a escrita dos hieróglifos, que os historiadores acreditam ter conseguido traçar as raízes da cerveja. Há evidências de que a cerveja tenha se originado na região da Mesopotâmia. Foi encontrado em Tepe Gawra, região que atualmente corresponde ao Iraque, um pictograma de um desenho que mostra duas pessoas bebendo cerveja, com auxílio de canudos, em um grande jarro de barro. Naquela época a cevada crescia de modo selvagem, facilitando a descoberta da cerveja.
Esta tornou-se o núcleo central da vida social e econômica, e foi a principal bebida das primeiras civilizações, sendo uma relíquia líquida da pré-história do homem, tendo suas origens fortemente entrelaçadas com as próprias origens da civilização.
A cerveja é formada por basicamente quatro ingredientes: cevada, água, lúpulo e leveduras, na Idade Média foram surgindo artesãos cervejeiros, que trabalhavam para grandes senhores e para mosteiros. Os monges eram os únicos que reproduziam manuscritos na época e com isso puderam conservar e melhorar as técnicas de fabricação da cerveja.
A cerveja consumida hoje em dia possui basicamente os mesmos ingredientes, onde as diferenças são basicamente dadas pela distinção em quantidades de cada metéria prima adicionada, bem como a forma de produção e armazenamento das mesmas. Sendo essas a água, a cevada, o lúpulo e a levedura.
Atualmente, por trás desta simples bebida, existe uma grande indústria, com equipamentos de alta técnologia e qualidade e bilhões de litros de cerveja. Existem critérios para avaliação da cerveja, em busca de melhorias e novos sabores. A cerveja é uma bebida de ampla difusão e intenso consumo, sendo conhecida desde a remota antiguidade em diversos países do mundo, principalmente nos Estados Unidos, Alemanha e a Dinamarca que possuem o maior consumo per capto em litros por ano.
Esse estudo tem por objetivo apresentar de forma sucinta a história e os processos de fabricação da cerveja, e mostrar acontecimentos importantes para o seu desenvolvimento. Assim como explicar os diferentes tipos, o resultado é uma cerveja mais leve, menos encorpada e amarga.
2. História
Os seres humanos viajavam em pequenos bandos e se abrigavam em cavernas, cabanas ou tendas feitas com peles. Caçavam, pescavam e colhiam plantas comestíveis, mudavam-se várias vezes para buscar suprimentos sazonais de alimentos. Eles utilizavam na época instrumentos, como anzóis e pedras pontiagudas. Há 12 mil anos, os homens trocaram seu estilo de caçar e coletar do período paleolítico, começaram a se envolver na agricultura e se fixar nas terras, e também desenvolveram novas técnologias, incluindo a cerâmica, veículos com rodas e a escrita. (STANDAGE, 2005)
...