Num Processo Industrial De Eletrodeposição De Estanho Produz-se Uma Película De 75 Milionésimos De Centímetros De Espessura.
Ensaios: Num Processo Industrial De Eletrodeposição De Estanho Produz-se Uma Película De 75 Milionésimos De Centímetros De Espessura.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiago.pepineli • 3/4/2014 • 656 Palavras (3 Páginas) • 784 Visualizações
EXPERIMENTO 1
Obtendo Massa Específica e Densidade de líquidos através do Picnometro
Objetivos:
Determinar a massa especifica dos fluidos (água e álcool) através da utilização do picnômetro, obtendo peso e massa dos materiais.
Introdução Teórica:
Para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa dividida pelo volume. A massa de um objeto pode ser medida facilmente com uma balança, o volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se e multiplicando-se a sua: largura (l), comprimento (c) e altura (h).
De forma geral e simplificada, a matéria pode ser encontrada em três diferentes estados: sólido, líquido e gasoso. A densidade e a massa especifica (massa/volume) são propriedades macroscópicas da matéria que pode distinguir esses três estados da matéria para uma mesma substância, pois para os materiais em geral, a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e a dos líquidos menor do que a dos sólidos (embora neste último caso haja muitas exceções). A densidade é uma grandeza que não depende da quantidade de matéria. Assim, a densidade da água contida numa garrafa de um litro ou numa de 5 ml é a mesma. Os sólidos são materiais de alta densidade pois apresentam grande quantidade de massa em uma pequeno volume, pois suas moléculas se encontram muito unidas umas as outras.
De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa a coincide com a massa específica. A densidade depende do tipo de substância, mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão.
Fluidos
Fluidos são substâncias que não apresentam formas próprias, e quando em REPOUSO, não resistem a esforços tangenciais. São exemplos os líquidos e os gases. Os fluidos podem ser: compressíveis ou incompressíveis, dilatáveis ou indilatáveis.
Fluidos incompressíveis: São os fluidos cujos volumes não dependem da pressão.
Fluidos indilatáveis: São fluidos cujos volumes não dependem do valor da temperatura. Como exemplo os líquidos.
Massa Específica ( ρ )
Densidade Absoluta ou massa específica ou simplesmente densidade, é uma propriedade que pode caracterizar cada material estando na fase sólida ou líquida. Por definição, densidade é a quantidade de matéria contida num certo volume de fluido. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ ( letra grega ró).
P = m/V, onde m = massa e V = volume
A densidade da água à pressão normal e à temperatura de 25 °C, é de 1,00 g/cm³, e a 4°C, onde se atinge sua densidade máxima, é de 1,03 g/cm³. Para definir a densidade nos gases utiliza-se como massa de referência o ar, que nas condições normais de temperatura e pressão
...