Circuito Impresso
Artigos Científicos: Circuito Impresso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eurodata • 13/9/2013 • 834 Palavras (4 Páginas) • 729 Visualizações
Circuito Impresso
Placas de Circuito Impresso
As placas de circuito impresso (PCIs) são componentes essenciais da maioria dos equipamentos elétricos e eletrônicos. As PCIs são formadas basicamente por materiais cerâmicos, poliméricos e metálicos.
O circuito impresso consiste de uma placa de fenolite(isolantes), fibra de vidro, fibra de poliéster, filme de poliéster, filmes específicos à base de diversos polímeros, etc, que possuem a superfície coberta numa ou nas duas faces por fina película de cobre(condutor), prata, ou ligas à base de ouro, níquel entre outras, nas quais são desenhadas pistas condutoras que representam o circuito onde serão fixados os componentes eletrônicos.
O material inicialmente usado para a fabricação de placas de circuito impresso (PCIs) foi uma chapa conhecida como fenolite. Na verdade o nome fenolite era originalmente a marca comercial de um fabricante de chapas isolantes, muito usada pelos fabricantes de máquinas elétricas e transformadores. As chapas de fenolite são feitas com a mistura de uma resina fenólica com certa quantidade de papel picado ou serragem de madeira (carga), apresentando cor marrom claro ou escura, dependendo do tipo de carga utilizada.
As placas conhecidas como fibra de vidro (FV), na verdade estas chapas são feita com resina epóxi e apenas há internamente uma fina manta de tecido de fibras de vidro. O uso da resina epóxi faz com que as placas de FV sejam totalmente inertes à água, mas, por outro lado, produz uma placa extremamente difícil de ser cortada e furada.
Para aplicações em freqüências muito elevadas, tanto a fenolite como a FV podem apresentar problemas de polarização dielétrica.
Um tipo de placa especial de circuito impresso que tem se tornado relativamente comum nos últimos anos é conhecida como MCPCB (metal clad printed circuit board). Este tipo construtivo consiste de uma placa de alumínio com 2 mm a 3 mm de espessura, sobre a qual é depositada uma camada de material dielétrico (geralmente óxido de alumínio Al2O3, obtido por anodização) e uma camada condutora de cobre, conforme mostrado na Figura. Este tipo de placa é indicado quando se necessita uma boa dissipação de calor. Sua principal aplicação é na montagem de diodos emissores de luz (LED) de alta potência, encontrando também uso em conversores DC-DC e em sistemas de injeção eletrônica de combustíveis.
Quanto ao material condutor das PCIs, é empregado o cobre. A escolha deste metal se deve à sua excelente condutividade elétrica, somente superada pela prata, além de suas características mecânicas que permitem a produção de folhas de pequena espessura.
FIGURAS: Placas de circuito impresso com componentes tradicionais e com SMD.
Exemplo “PLACA MÃE”
Jumpers: Os jumpers são pequenas peças plásticas, internamente metalizadas para permitir a passagem de corrente elétrica, sendo encaixados em contatos metálicos encontrados na placa mãe ou em vários outros tipos de placas. Os jumpers permitem a passagem de corrente elétrica entre dois pinos, funcionando coma uma espécie de interruptor.
Capacitor ou condensador,é um componente que armazena energia num campo elétrico,acumulando um desiquilibrio interno de carga elétrica.
Capacitores são frequentemente classificados de acordo com o material usado como dielétrico. Os seguintes tipos de dielétricos são usados:
• cerâmica (valores baixos até cerca de 1 μF)
o C0G ou NP0 - tipicamente de 4,7 pF a 0,047 uF, 5 %. Alta tolerância e performance de temperatura. Maiores e mais caros
o X7R - tipicamente de 3300 pF a 0,33 uF, 10 %. Bom para acoplamento não-crítico, aplicações com timer.
o Z5U - tipicamente de 0,01 uF a 2,2 uF, 20
...