Circuitos Elétricos - Disjuntor
Por: matheusecas • 14/5/2018 • Relatório de pesquisa • 639 Palavras (3 Páginas) • 292 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
GRAZIELLE FERREIRA LONDE - 5132534
ISABELA QUEIROZ FREIRE – 5133232
MARIA LUISA GONÇALVES FONSECA – 5133362
MATHEUS EVANGELISTA SILVA DE CASTRO – 5134343
RELATÓRIO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
DISJUNTORES
UBERABA – MG
2018
DISJUNTORES
Disjuntores são chaves utilizadas para ligar ou desligar o padrão de energia, também possibilitam o seccionamento de circuitos. É um dos dispositivos responsáveis pela proteção e segurança de pessoas e das instalações elétricas. Os disjuntores cumprem bem a responsabilidade de manter a integridade de determinada instalação elétrica e consequentemente do local e das pessoas ali presentes.
Eles previnem falhas nos circuitos, desarmam automaticamente quando detecta um curto circuito ou uma sobrecarga, pois são projetados para atuarem em casos de extremo risco.
Nesses casos, os disjuntores interrompem o circuito, protegendo os elementos que componham o circuito, depois de resolvido o problema ele pode ser reativado para que o circuito volte a funcionar.
DISJUNTORES TERMOMAGNÉTICOS
É um disjuntor que tem proteção contra curto circuito (disjuntor magnético) e contra sobrecarga (disjuntor térmico), ou seja, faz a função desses dois disjuntores sendo tecnicamente o mais viável.
A proteção contra curto circuito é exercida por um solenoide, que efetua a abertura do disjuntor com o aumento repentino da corrente elétrica. Já a proteção contra sobrecarga é realizada através de um atuador bimetálico, o qual é sensível a calor e provoca a abertura quando a corrente elétrica permanece, por um tempo, acima da corrente nominal do disjuntor.
Para seu dimensionamento são levadas em considerações algumas características sendo elas: corrente nominal, tensão nominal, número de polos, curva de disparo. Características essas, fornecidas pelos fabricantes.
DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos de Tensão)
É um disjuntor de proteção que visa aumentar a segurança das instalações elétricas. Tem função equivalente à do para-raios. Protegendo os circuitos de alimentação internos nas instalações e equipamentos elétricos ligados a interruptores de possível queima, de sobrecargas provocadas pelos raios descarregando-a diretamente na terra por meio de condutores aterrados.
Pode ser instalado no Quadro Geral de distribuição ou entre o equipamento e a tomada de energia.
DR (Disjuntores Residual)
É um disjuntor de proteção específico de pessoas e de instalações elétricas. Ele percebe fugas de corrente quando ocorre vazamento de energia dos condutores. É também o responsável por evitar que um animal ou pessoa seja atingido pelo choque elétrico que ocorre através do contato acidental com superfícies que estejam conduzindo eletricidade, desligando automaticamente o circuito em duas situações, são elas:
Contato Direto: Quando se toca diretamente a superfície de um condutor carregado eletricamente em condições de funcionamento normal.
...