Ciruitos Eletricos
Artigo: Ciruitos Eletricos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LANNENASA • 16/10/2014 • 239 Palavras (1 Páginas) • 264 Visualizações
Um quadripolo, rede de duas portas ou dispositivo de duas portas é um circuito elétrico ou dispositivo com dois pares de terminais. Dois terminais constituem uma porta se eles satisfazem a exigência essencial conhecida como condição de porta: a corrente que entra em uma porta deve ser a mesma que saia dela.1 2 Exemplos incluem modelos para transistores de sinais (tais como modelo híbrido-pi), filtros e casamento de impedâncias, também denominado por muitos autores como adaptação de impedâncias, dado que são utilizados para adaptar um circuito de baixa-impedância a um de alta-impedância e vice-versa.
Esta função de adaptação de impedâncias é extremamente importante, porque segundo o Teorema da Máxima Transferência de Potência, esta situação, só se verifica, se o acoplamento entre andares (ou estágios) distintos for feito com a impedância de saída de um andar, igual à impedância de entrada do seguinte. A análise de quadripolos passivos é uma consequência dos teoremas da reciprocidade derivados pela primeira vez por Lorentz.
Um dispositivo de duas portas torna possível a isolação de um circuito inteiro ou de parte dele, substituindo por seus parâmetros característicos. Uma vez feito isso, a parte isolado do circuito torna-se uma "caixa preta" com um conjunto de propriedades distintivas, permitindo-nos abstrair da sua imagem física específica, e assim simplificando a análise. Qualquer circuito linear de quatro terminais pode ser transformado em um dispositivo de duas portas desde que não contenham uma fonte independente se satisfaça as condições de porta.
...