Como Alimentar 9bi Pessoas Em 2050
Casos: Como Alimentar 9bi Pessoas Em 2050. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ralph.immich • 17/11/2014 • 768 Palavras (4 Páginas) • 371 Visualizações
TEXTO: COMO BEM ALIMENTAR AS 9,0 BILHÕES DE PESSOAS DO MUNDO EM 2050?
RESENHA
A situação atual da produção de alimentos esta em conformidade com a população, o que não é o caso para os próximos anos, como aponta os recentes estudos.
Os estudos realizados indicam que a partir de agora, a taxa de crescimento da população será superior à taxa de crescimento da produção de alimentos – na media.
É nessa parte que entra o agronegócio, para entender e corrigir esse problema, pois no cenário atual, não há mais muito onde expandir as áreas de terras produtivas, o que nos leva à pergunta: haverá comida suficiente para todos em 2050?
Um grande problema a ser superado é o descaso com que os governos sempre trataram a agricultura, coisa que agora vem sendo visto com outros olhos por estas partes, tendo em vista a necessidade crescente de alimentos que o mundo necessitará – ‘’uma nova visão para a agricultura’’, como foi descrito no fórum econômico mundial, por empresários e políticos.
Não é essa só a questão, nos últimos anos o preço dos alimentos subiu consideravelmente, reflexo dos novos tempos, onde a produção começou estabilizar-se e a demanda crescendo; alimentos mais caros significam mais pessoas pobres ficando sem se alimentar adequadamente, outro problema enfrentando que tenta ser corrigido.
É um longo caminho para o agronegócio aumentar a produção de alimentos. O maior problema enfrentado hoje, na agricultura mundial, é a falta de tecnologias em várias áreas do mundo; por exemplo: Usando as melhores tecnologias, culturas, defensivos, fertilizantes, é possível obter 10ton/ha de trigo, enquanto na África, a área de um hectare produz uma tonelada de trigo, aproximadamente; assim como na Argentina, um hectare produz 4 ou 5 toneladas aproximadamente, isso mostra o grande leque de potencial produtivo entre vários países – será preciso aumentar a oferta através da difusão da agricultura moderna nos países mais pobres.
Outro problema abordado é que a quantidade ofertada vai crescer, mas a qualidade dos alimentos diminuir, alegando que a agricultura moderna produz o alimento, mas que ele é nutricionalmente inadequado e ambientalmente desastroso. Porém esse é caso é um luxo dos ricos.
Um grande problema, também – como mencionado acima – são os preços dos alimentos.
A principal razão para a fome, não é a falta de alimentos básicos, mas os baixos salários e a má distribuição de renda.
Na verdade, hoje, o mundo produz mais que o necessário para se alimentar. O problema é que boa parte desses alimentos são transformados em biocombistiveis, perdas nas colheitas e nos transportes.
E também realmente o problema da pobreza, pois a comida não está chegando onde deveria.
Esses são os motivos para se aumentar a produção de alimentos já agora.
Outra vertente diz que não é preciso só aumentar a quantidade ofertada, mas sim o valor nutricional dos alimentos, como diz Joachim von Braun, da universidade de Bonn, ‘’fornecer a quantidade de calorias é administrável (...) o grande problema é a correta nutrição’’.
A má nutrição é
...